O sistema de governo secular da Turquia depara-se com seu maior desafio desde a fundação da República turca, em 1923, afirmou o presidente Ahmet Necdet Sezer na sexta-feira, um dia depois de um influente militar de alta patente ter defendido o secularismo.
Em declarações dadas na Academia de Guerra semanas antes das eleições presidenciais marcadas para maio --e nas quais pode ser eleito o primeiro presidente turco com raízes islâmicas--, Sezer disse também acreditar na existência de uma campanha para minar as Forças Armadas do país.
Os militares vêem a si mesmos como os últimos guardiões do sistema secular da Turquia, fundado por Mustafa Kemal Ataturk, e nos últimos 50 anos já tiraram do poder quatro governos.
O regime político da Turquia não se depara com um perigo do tipo desde a fundação da República, disse Sezer.
As ações dirigidas contra a ordem secular e os esforços para colocar a religião dentro da política estão alimentando as tensões sociais, acrescentou.
Leia mais no UOL.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.