Programa de Intercâmbio Missionário
Conhecemos várias instituições teológicas da América Latina, América do Norte, Europa e África possibilitam a participação em programas de intercâmbio com vários países.
Já conhecemos estudantes e/ou professores de várias denominações da América do Norte (EUA), Central (Cuba, El Salvador, Equador, México) e Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela), da África (Angola, Moçambique, Nigéria), da Índia, da Europa Ocidental (Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suíça) e Oriental (Romênia).
As Agências e Instituições Internacionais mais conhecidas pelo Seminário são:
- United Church da Austrália
- World Association of Christian Communication, sediada em Londres,Inglaterra
- Comitê Nacional Alemão - DNK da FLM / Alemanha
- Conselho Mundial de Igrejas - CMI / Suíça
- Conselho Latino-Americano de Igrejas, CLAI, sediado no Equador
- Ökumenisches Studienwerk - ÖSW / Alemanha
- World Conference of Associations of Theological Institutions (WOCATI)
- Obra Gustavo Adolfo - GAW / Alemanha
- Division for Global Mission - DGM da Igreja Evangélica Luterana da América - ELCA / EUA
- Missão Finlandesa / Finlândia
- Deutscher Akademischer Austauschdienst - DAAD / Alemanha
- Programa de Educação Teológica do Conselho de Igrejas e com a Federação Luterana Mundial, sediados em Genebra
1. Histórico
O Programa de Intercâmbio teve início no ano de 2005, com o acordo da Sociedade Missionária “ASMEMG”, para o envio de Missionários brasileiros para outros Estados ou/e países por determinado período.
2. Objetivos
O Programa tem por objetivo que os Missionários participantes deste intercâmbio tenham a oportunidade de conhecer profundamente uma outra cultura, incrementar suas competências em relação à comunicação intercultural, entendimento humano e tolerância.
O Programa acredita que os Missionários, ao retornarem de tal programa, possam trazer às suas comunidades locais aspectos aprendidos e ensinados em outra realidade, seja ela de ordem espiritual, econômica, cultural ou social. Também se pretende que esses jovens possam despertar para a atividade missionária e crescer na fé cristã, bem como para abrir suas perspectivas e responsabilidades em relação ao seu próprio futuro, assim como no da Igreja.
Outros objetivos e resultados:
- que os participantes possam ampliar seus horizontes e tornar-se mais conscientes do seu próprio potencial e pertencimento a uma comunidade internacional;
- que os participantes possam usar suas novas experiências e se envolver nas suas próprias igrejas e comunidades após o retorno ao Brasil;
- que os participantes possam tornar-se líderes nas suas comunidades locais ou em posições-chave;
- que jovens, membros da igreja, sejam encorajados a repartir sua fé em Jesus Cristo;
- obter grande entendimento e conhecimento da situação política, social e religiosa em outros países.
3. Participantes
O Programa de Intercâmbio objetiva recrutar Missionários, jovens cristãos com os seguintes pré-requisitos:
- Idade entre 19 e 30 anos (imprescindível);
- Conhecimento do idioma Inglês (imprescindível);
- Conhecimento de outros idiomas, como por exemplo, alemão, francês etc. (desejável);
- Experiência de trabalho com crianças ou jovens (desejável);
- Habilidades práticas em cozinha, construção etc. (desejável);
- Habilidades artísticas, como por exemplo, canto, teatro ou tocar algum instrumento (desejável);
- Habilidade de falar em público;
- Conhecimento Bíblico e capacidade para realizar pequenas pregações/estudos bíblicos;
- Envolvimento em algum ministério de sua comunidade local;
- Ser independente e responsável;
- Ser capaz de suportar a ausência da família por um período de, no mínimo, 12 meses;
- Ter o candidato o aval/encaminhamento do líder/obreiro/pastor de sua comunidade.
4. Processo de Seleção – Calendário
* OBS: As datas para o processo seletivo 2014 ainda não foram estabelecidas.
Verifique a partir de agosto/2014.
5. Duração do Projeto
O projeto tem a duração de 12 meses. Os participantes embarcarão para o Intercâmbio em agosto de cada ano e retornarão em junho do ano seguinte.
Missões Internacionais
Como fazer Missões
Porque a intercessão é uma das formas mais elevadas de oração, uma vez que trata de uma das coisas mais preciosas que existem: as almas dos homens e mulheres.
Atualmente, a Igreja cristã está enfrentando um desafio espiritual - o desafio do Islamismo, Budismo e Hinduísmo, que se têm espalhado em cada continente da Terra. George Otis Jr. escreveu: "Enquanto a Igreja avança para o ano 2000..., multidões ainda esperam no vale da decisão; a questão é quem vai alcançá-los primeiro. Nunca, antes, a Igreja teve de enfrentar tal diversidade de rivais comprometidos com os princípios do ativismo". (O Último dos Gigantes). Enquanto Deus escolhe Seus vasos, e Seu sacerdócio real, não pode ignorar nossa responsabilidade para com esta geração de pessoas, desde a África até a Ásia, da Europa até o Oriente Médio. Devemos entrar na batalha. É surpreendente a evidência de como a oração é efetiva e faz uma diferença no destino de pessoas e nações.
Certamente, Deus está disposto a responder às orações. Resta aos homens e mulheres que se agarrem as vastas promessas que Sua palavra contém sobre a oração. E.M. Bounds declara que "oração é a linguagem de um homem carregado com um sentido de necessidade... Não orar não é apenas declarar que nada é necessário, mas admitir a não realização dessa necessidade".
Por razões além do nosso entendimento, parece que Deus se fez dependente de nossas orações. Isso é particularmente verdade em como Deus depende da oração intercessora para preparar os não salvos para a salvação. Andrew Murray disse: “O intenso desejo de Deus de abençoar parece que, de alguma maneira, está limitado à Sua dependência em intercessão como a mais elevada expressão da disposição de Seu povo em receber e submeter-se totalmente ao exercício de Seu poder”. “Além disso, R.A. Torrey escreveu: “.. Tem havido reavivamento sem muita pregação, mas nunca houve avivamento sem oração poderosa “.
Necessitamos, agora, de que Deus mova as nações da Janela 10/40. Felizmente, é para esses momentos que ele prometeu, através do profeta
Joel, "derramar Seu Espírito sobre toda carne". (Joel 2.28.)
Quando participamos, ao orarmos pelos países da Janela 10/40, podemos estar seguros de que Jesus estenderá Seu Reino através de nossa intercessão. Enquanto chegamos à Sua presença, com corações limpos e cheios de fé, sabemos que Ele prometeu: "Pede-me e te darei as nações por herança e os fins da terra por tua possessão". (Sl.2.8.)
Você conhece as 62 Nações da Janela 10/40?
Conheça um pouco sobre as nações da Janela 10/40. Incentivamos você a participar, de maneira mais direta, do alcance destas nações...através da intercessão, ou até mesmo indo. A nossa oração é que, ao lermos essas informações, Deus esteja falando ao seu coração e o chamando para um compromisso verdadeiro e profundo para orar pelos povos menos evangelizados do mundo.