Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Saída do Papa Bento XVI pode gerar diversas mudanças na Igreja Católica, dizem especialistas

A renúncia de Bento XVI ao pontificado pode promover mudanças na postura da Igreja Católica em relação à sociedade, dizem especialistas.

Essas mudanças poderiam inclusive afetar a forma como a própria igreja enxerga seu papel como instituição, e sua relação com as demais religiões do mundo.

“Seria o momento de a igreja repensar e colocar na linha de frente um colégio de cardeais que possa pensar em levar adiante o processo de diálogo, que caminha mais para o pluralismo religioso do que para o conservadorismo”, diz o professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rafael Rodrigues da Silva, especialista em Ciências da Religião.

Silva acredita que a decisão de Bento XVI não foi tomada do “dia para a noite”, e reforça a ideia de que a renúncia do Papa teve contornos políticos internos da igreja: “Você tem um grande conjunto de grupos, movimentos e disputas internas de poder. E, além da força dos grupos conservadores e moderados, há os casos de pedofilia. E a grande dificuldade de responder, como grande líder, a isso tudo pode estar na raiz do próprio exercício de poder de Bento XVI”, afirmou o professor, em entrevista ao Uol.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O escritor e jornalista Juan Arias, que foi correspondente do jornal El Pais no Vaticano por 14 anos, afirma que a renúncia de Bento XVI pode ter sido uma reação a uma conspiração: “Parece que esses escândalos relacionados ao mordomo (Paolo Gabriele, mordomo de Bento XVI que foi julgado e condenado pela acusação de vazar documentos confidenciais do Vaticano) estariam relacionados à conspiração de um grupo dentro da Cúria Romana, preparando já um sucessor. Eles querem a volta de um papa italiano. Pode ser que ele quisesse desmascarar isso”, teoriza Arias, em entrevista ao Estadão.

Juan Arias afirma ainda que Bento XVI foi “o papa mais conservador destes últimos tempos. Foi um grande inquisidor, acabou com a Teologia da Libertação e – justo ele – faz o gesto mais progressista da história da Igreja. Em primeiro lugar, ele é um grande político. Tão político que fez tudo no conclave anterior para ser eleito”, disse, mencionando a renúncia como uma postura de evolução da Igreja Católica.

A renúncia em si, para Juan Arias, é um fato “histórico” e “novo”, e pode revolucionar a forma como a Igreja Católica elegerá o próximo pontífice: “Em primeiro lugar, cai o tabu de que o Papa tem de ser papa até o fim. Na sucessão, seguramente haverá muita influência de Bento XVI. Será a primeira vez na história que se vai nomear um papa com outro ainda vivo. Que influência ele terá no conclave? Não temos como saber, porque é inédito”.

Para o professor Rafael Rodrigues da Silva, independente das questões políticas, esse seria o momento de a Igreja Católica rever os conceitos e retomar mudanças propostas nos anos 1960: “Neste momento, seria o ideal que o novo pontificado busque retomar aquilo que foi o princípio do Concílio Vaticano 2º, uma nova discussão sobre a colegialidade (…). No Concílio, o ponto de partida da igreja era o povo para chegar aos próprios representantes, você tem um novo jeito de ver a igreja”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/papa-bento-xvi-saida-mudancas-igreja-catolica-49730.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispo Rodovalho
Pastor Márcio Valadão
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Camara
Pastor Adão Santos
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Benny Hinn
Apóstolo César Augusto
Pastor Jorge Linhares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Helena Tannure
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lea Mendonça
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Mara Lima
Cantor Davi Sacer
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares
Cantora Karen Martins
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Nivea Soares
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cantora Cassiane
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese