Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Revista Época traça perfil dos candidatos que se lançam na política sob a bandeira evangélica; Confira

A ênfase dada pela mídia aos evangélicos nas eleições deste ano despertou muitas perguntas em setores da sociedade que não conhecem o mosaico que forma o perfil das denominações, protagonizado por líderes de influências diferentes, assim como pensamentos.

A revista Época publicou uma reportagem sobre “o jeito evangélico de pedir voto e fazer política”, assinada pelos jornalistas Flávia Tavares e Tiago Mali. Para a dupla, os evangélicos demonstram habilidade ao driblar as imposições da lei eleitoral sem desrespeitá-la.

“Por lei, ele não pode pedir voto no culto. Pode, no entanto, suplicar que rezem por ele. Até outubro, esse tipo de cena se multiplicará nos milhares de igrejas do país. Candidatos evangélicos de diversas denominações (só pastores são 270) tentarão chegar ao Congresso”, escrevem Flávia e Tiago, traçando um perfil do candidato que se identifica como evangélico.

A reportagem ilustrou “o jeito evangélico de pedir voto” com o caso do pastor Rodrigo Delmasso, 34 anos, da igreja Sara Nossa Terra e candidato a deputado distrital em Brasília, o que equivale a deputado estadual nos demais estados do país.

“Seu raciocínio é simples: não é pecado usar o púlpito para falar de um país melhor, para incentivar o fiel a exercer seu papel de cidadão. Desde que não se peça voto”, descrevem os jornalistas, que destacaram que em 2014, são “345 postulantes a um mandato que usam na urna títulos como ‘pastor’, ‘bispo’ ou ‘missionário’”.

Delmasso argumenta em defesa da legitimidade do uso do título eclesiástico como forma de identificar ao seu público quem ele é: “Qual a diferença para um candidato que vai para a frente de uma fábrica, falar para os eleitores de seu setor? Muitos ainda usam o nome de Deus em segmentos que não têm nada a ver… É a pluralidade da democracia. A igreja é uma entidade social que representa um estrato da sociedade. Um bancário se elege para defender seus pares. Um taxista também. Se as categorias têm esse direito, por que a igreja, uma expressão da sociedade, não teria?”, argumenta o pastor, formado em gestão pública e com pós-graduação em serviço social.

Os jornalistas observam o fato de que os candidatos apoiados pelas igrejas estão cientes sobre a característica do eleitor evangélico, que é mais resistente que os demais grupos sociais, e explicam que eles ficaram reticentes “depois de tantos escândalos de corrupção envolvendo políticos que atuam sob o signo da fé”, e citam o caso das sanguessugas, revelado em 2006. “Tratava-se do desvio de dinheiro público destinado à compra de ambulâncias. Um dos acusados foi o bispo Carlos Rodrigues, da Igreja Universal do Reino de Deus, mensaleiro condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Naquelas eleições, a bancada evangélica no Congresso caiu de 61 para 36 parlamentares. O fiel passou a ver com imensa desconfiança o engajamento de seus líderes com a política”, contextualizam.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Por fim, os jornalistas da revista Época lembram a heterogeneidade do público evangélico e as subdivisões existentes entre as igrejas.

“Nem todas as denominações são inclinadas ao palanque. A divisão mais comum é entre evangélicos de missão (as igrejas mais antigas, como batista, adventista e presbiteriana); pentecostais (as nascidas no início do século XX nos Estados Unidos e no Brasil, como Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, [Igreja do Evangelho] Quadrangular e Deus é Amor); e as neopentecostais (criadas a partir dos anos 1970, como Universal do Reino de Deus e Sara Nossa Terra). As evangélicas de missão têm entre seus dogmas não se envolver diretamente com política. As pentecostais e as neopentecostais adotaram uma postura mais engajada desde o fim da ditadura. Foi quando a Igreja Católica aumentou sua bancada no Congresso. Os evangélicos temiam perder espaço e influência”, concluem.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/epoca-perfil-candidatos-bandeira-evangelica-71392.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Bispo Rodovalho
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Márcio Valadão
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Mariano
Pastor Adão Santos
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Pastor Yossef Akiva
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Abílio Santana
Bispa Ingrid Duque
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Samuel Camara
Pastor Elson de Assis
Pastor Billy Graham
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Lucinho
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Missionário David Miranda

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Diante do Trono
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantora Lea Mendonça
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Renascer Praise
Cantor Davi Sacer
Banda Oficina G3
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane