Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Portas Abertas pede reconhecimento do referendo de Abyei

A Portas Abertas, acreditando na possibilidade de um grande risco de violência após a decisão do referendo, apela à comunidade internacional para que reconheça oficialmente o documento ou facilite a votação de outro referendo sobre o futuro de Abyei. É de extrema importância assegurar a paz e a justiça às pessoas que foram deixadas no limbo por muito tempo. A Portas Abertas concorda com a comunidade Ngok Dinka, de Abyei, e entende que deve ajudá-los a esclarecer as regras do direito internacional.


O Acordo Abrangente de Paz (CPA, sigla em inglês) de 2005, pôs fim a décadas de Guerra Civil entre o Sudão do Norte, dominado pelos muçulmanos, e o Sudão do Sul, predominantemente cristão e animista. Além disso, determinou que um referendo em maio ou junho de 2011 deveria decidir o futuro de Abyei. Mas, uma disputa sobre quem poderia participar no referendo, provocou diversos adiamentos.


O CPA estabeleceu o direito à autodeterminação aos membros das nove tribos Ngok Dinka, de maioria cristã, e a outros residentes na região de Abyei, garantindo direitos de pastagem sazonal tradicional e de travessia pela região de Abyei à tribo Misseriya, de maioria muçulmana, e a outras tribos nômades vizinhas.


Em 2009, o Tribunal Permanente de Arbitragem redefiniu Abyei como a terra das nove tribos Ngok Dinka, e, em abril de 2012, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (AUPSC, sigla em inglês) adotou um roteiro abrangente que foi endossado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (UNSC, sigla em inglês). O Painel de Auto Nível da União Africana (AUHIP), em 21 de setembro de 2012, emitiu uma proposta sobre o estatuto final de Abyei, que foi aceita pelo AUPSC como uma solução justa, reta e viável para a questão de Abyei.


Por parte do Sudão, houve uma resistência continuada contra as resoluções da União Africana (AU, sigla em inglês) e das Nações Unidas. Rejeitaram o refendo da região de Abyei, previsto para 9 de janeiro de 2011 e a Proposta do AUHIP de setembro de 2012 sobre o estatuto final de Abyei; e se recusaram a compartilhar a renda do petróleo, tal como estabelecido no CPA . Rejeitaram também o regulamento internacional do Tribunal Permanente de Arbitragem (PCA) depois de tê-lo aceitado inicialmente. Houve diversas reuniões entre os presidentes do Sudão e do Sudão do Sul, mas foram improdutivas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O governo do Sudão foi acusado de apoiar as forças que, por três vezes, incendiaram Abyei por completo, eliminando mais de 80 mil pessoas. Além disso, o governo também foi acusado de apoiar a milícia que assassinou o chefe supremo Ngok Dinka, Kuol Deng Kuol, em maio deste ano em um comboio das Nações Unidas, e diante da Força de Segurança Provisória das Nações Unidas em Abyei (UNISFA, sigla em inglês).


"Pedimos aos cristãos ao redor do mundo que orem pelo povo resiliente de Abyei. Embora eles possam parecer pessoas reivindicadoras por causa do referendo, acreditamos que esse processo prosseguiu para permitir uma votação desse tipo. Eles sofreram muitíssimo em diversas ondas de violência, que visavam persegui-los na região. Apesar disso, eles sempre retornam para enfrentar as dificuldades da vida em aldeias destruídas, determinados a serem reconhecidos como os habitantes legítimos de Abyei. Oremos nesse sentido, eles que têm se esforçado durante muitos anos", comentou o diretor da Portas Abertas na África.


Pedidos de oração


Ore para que não haja violência após o referendo.

Interceda para que a comunidade internacional reconheça o referendo ou, então, organize outro referendo oficial.

Peça ao Senhor pela Igreja em Abyei. A Portas Abertas tem tido um contato estreito com as igrejas da região e as tem socorrido.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2013/11/2830752/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Pastor Benny Hinn
Pastor Elson de Assis
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Helena Tannure
Missionário David Miranda
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilmar Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Marco Feliciano
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Lucinho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Bispo Rodovalho
Apóstolo César Augusto

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho