Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Polícia prende imã e três outros durante reunião de oração muçulmana

A polícia invadiu a mesquita Juma durante as reuniões de oração na noite de 4 de julho e prendeu o imã Adil Huseinov e três outros membros da comunidade quando eles estavam em momento de oração. Assim que o imã Huseinov começou a liderar a comunidade em oração a polícia invadiu e o agarrou pelos dois braços e o levou para fora em direção a um veículo, disse ao Forum18 no dia 5 de julho Steinar Gil, embaixador norueguês, que testemunhou a detenção.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O início das orações foi aparentemente um sinal da polícia para retirará-los. A polícia parecia ter sido instruída a não permitir que dirigissem as orações. Essa ação da polícia é vista pelos muçulmanos como uma ofensa pessoal já que a polícia deixou de retirar suas armas ao entrar na mesquita e acharam ser um sacrilégio interromper a oração de qualquer um.

Ilgar Ibrahimoglu Allahverdiev, colega de Huseinov e principal imã da mesquita, disse ao Forum18 que os quatro detidos foram presos na virada da noite pela polícia distrital de Sabail onde acabaram sendo agredidos, ameaçados e insultados antes de serem liberados na manhã do dia 5. Mas ele disse que a polícia confiscou cinco outros membros da comunidade que chegaram para a reunião de segunda de manhã e os levaram ao 39º distrito policial, onde ainda se encontram detidos.

Ninguém estava disponível para comentar as batidas policiais e as detenções no Comitê do Estado para Obras com Organizações Religiosas, que controla as atividades religiosas no Azerbaidjão. Nigar Mamedova disse ao Forum18 no dia 5 de julho que somente o presidente do comitê Ragil Aliev estava autorizado a comentar e ele não estaria no escritório até do dia 6 de julho.

O Forum18 obteve resposta no dia 5 de julho no escritório da mesquita, desde a batida policial ocorrida no dia 30 de junho e nomeação forçada dos imãs fiéis ao Corpo Diretivo Muçulmano, órgão debaixo da guarda policial e inacessível aos membros da mesquita Juma.

O embaixador norueguês disse ao Forum18 que um dos imãs, que recentemente foram impostos e rejeitados pela comunidade, tinha liderado uma reunião dominical de oração para os seus quinze seguidores dentro da mesquita enquanto que cerca de duzentos membros da mesquita aguardavam pacientemente o término de sua cerimônia. O imã Huseinov então começou a liderar as orações. A entrada de muçulmanos na mesquita usando sapatos ou portando armas é considerado um ato ofensivo.

O embaixador disse que a comunidade ficou muito dignificada e disciplinada. Disse também que esta comunidade rejeita a decisão da corte de expulsar os líderes da mesquita, que está sendo usada por eles nos últimos doze anos e rejeita novos imãs impostos com a guarda da polícia. O embaixador disse também que eles não se deixaram provocar e saíram do local de maneira pacífica depois de a polícia ter prendido o imã deles.

Quem também testemunhou sobre as detenções ocorridas no domingo foi Robin Seaword, agindo como chefe do Escritório da Organização para Segurança e Cooperação da Europa com sede em Baku. Falando como ativista de direitos humanos eu posso declarar que não existe liberdade religiosa no Azerbaidjão, disse ao Forum18. Ele reprovou a prisão ocorrida durante as orações e o fato da polícia vestir botas na mesquita.

Ele disse ainda que entre cinqüenta a duzentos policiais cercaram a mesquita e recusaram a abri-la para que a comunidade pudesse se reunir na manhã de segunda feira para as orações. Os que passaram a noite foram ameaçados de serem presos caso visitassem a mesquita novamente, relatou ele. Isso se trata de um regime policial.

As autoridades possuem uma péssima relação com Ibrahimoglu há um tempo, que é conhecido por sua defesa à liberdade religiosa de cristãos e de muçulmanos, e da comunidade da mesquita, que insiste em atuar de forma independente do Corpo Diretivo Muçulmano Caucasiano. A corte distrital de Sabail no dia 1º de março deu ordem para que a comunidade se retirasse dessa mesquita, que faz parte da facçãoshia dos muçulmanos e manteve o apelo da corte da expulsão no dia 22 de abril. O executor da corte Nuridin Mustafaev disse ao Forum18 em abril que a expulsão seria desagradável, mas necessária para que as ordens da justiça fossem cumpridas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/07/noticia1204/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Lucinho
Pastor Benny Hinn
Pastor Márcio Valadão
Missionário RR Soares
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastora Joyce Meyer
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Adão Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Diante do Trono
Cantora Lea Mendonça
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Mara Lima
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins