Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Pesquisas desmontam chavões sobre religião

Uma pesquisa da revista "Veja", feita em parceria com a CNT/Sensus, revelou que seis de cada dez brasileiros jamais votariam, sob nenhuma circunstância, num candidato ateu ao Palácio do Planalto. A informação desmonta chavões politicamente corretos e lançamentos editoriais festejados que, vez por outra, anunciam a morte de Deus e o advento da “racionalidade”. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso experimentou na carne as conseqüências do ateísmo real ou atribuído. Jânio Quadros, não obstante a rejeição que carregava, levou a Prefeitura de São Paulo. E FHC, ao que parece, não esqueceu a lição.

Em maio do ano passado, o instituto Datafolha fez pesquisa sobre a religiosidade por ocasião da visita ao País do papa Bento XVI. O levantamento, citado pelo jornalista André Petry em matéria da "Veja", revelou a robustez da fé brasileira: 97% disseram acreditar na existência de Deus, 93% informaram crer que Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado e 86% admitem que Maria deu à luz sendo virgem.

Alguns setores da imprensa, no entanto, num surpreendente exercício de autismo, continuam produzindo pautas e escrevendo para uma sociedade supostamente agnóstica. A busca de Deus é um fato sociológico. Jornalistas competentes, imunes ao vírus da superficialidade, sabem decifrar o fenômeno religioso. Outros, reféns de um sectarismo anacrônico, sucumbem à patologia dos chavões.

O domínio da tecnologia e os notáveis avanços da ciência devem ser comemorados. Mas não explicam quase nada. O homem só consegue encontrar o seu eixo na mágica contemplação de um paradoxo: a misteriosa força do Menino desvalido que descansa na manjedoura. A vida pode parecer uma charada. Decifrar o seu código exige uma lógica diferente. E é precisamente isso que as pessoas intuem.

Certa vez, Hans Küng, ex-teólogo católico e expoente da minoria contestatária ao papado, foi curiosamente interpelado por um pastor protestante. “Tudo o que o senhor pede para o catolicismo - abolição do celibato, ordenação de mulheres, etc. -”, sublinhou o pastor, “nós já temos. Como é possível, então, que os nossos templos estejam muito mais vazios que as igrejas católicas?” Küng não conseguiu esboçar nenhuma resposta. A realidade dos fatos desnudou a inconsistência das suas teorias teológicas.

Jovens buscam princípios

Deus, os pais, anjos e milagres são campeões de credibilidade no mundo dos adolescentes. Os dados, revelados em várias pesquisas feitas por institutos europeus, confirmam a tendência mundial. Após décadas de liberação dos costumes, toda uma geração de cinqüentões assiste, atônita, a uma contra-revolução moral protagonizada por seus filhos e netos.

A religião, sintoma de alienação na geração do oba-oba, ganha espaço no mundo dos jovens. Entre os surfistas, por exemplo, cresce o número de adeptos do uso de medalhinhas, escapulários e crucifixos. O novo mapa da juventude, embora pouco divulgado, não é novidade para quem mantém contato com o universo estudantil. A mudança de comportamento não é fogo de palha.

É sólida e consistente. Em casa deixou de rotular os pais de caretas para buscar neles a figura do companheiro. No relacionamento com o sexo oposto, surpreende o número dos que manifestam o desejo de manter um vínculo firme e fixo. Poucos, muito poucos, caracterizam sua ligação afetiva como descomprometida.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A juventude real está identificando valores como respeito, amizade, amor. Há uma demanda reprimida de âncoras morais e de normalidade. O fenômeno não é só nosso. É universal. Convencidos de que “o verdadeiro amor espera”, inúmeros casais de namorados nos Estados Unidos se comprometem a viver a castidade até o dia do casamento. “Guarde o sexo para o casamento!” O mote, cantado em ritmo de rap, avança como uma onda no meio estudantil norte-americano.

Fundamentalismo? Restauração neoconservadora? Talvez uma rebelde tentativa de recompor a afetividade dilacerada pela frieza da indústria do sexo. Quem sabe uma nova atitude, mais consciente e amadurecida, que a mídia aparenta desconhecer. A nova tendência comportamental, embora influenciada pelo fantasma da aids, tem raízes mais profundas.

Mudança

Os filhos e os netos da permissividade sentem uma aguda nostalgia de valores. As décadas da revolução sexual produziram muito sexo e pouco amor. O relacionamento descartável deixou o travo do vazio. Agora, o auê vai sendo substituído pelo sentido do compromisso. A juventude real, não a de proveta, imaginada por certa indústria cultural, manifesta uma procura de firmeza moral. Aspira, ao contrário do que se pensa, ao conselho seguro e ao estabelecimento de limites. Não quer a concessão da velhice assanhada. Espera, sim, a palavra que orienta.

O tema da sexualidade, puritanamente evitado pela geração que se formou na caricata moral dos tabus e das proibições, explodiu, sem limites, na síndrome do sexo descartável e das drogas. O terceiro milênio, no entanto, não será conservador na acepção pejorativa que a prostituição semântica impôs ao termo. Será, estou certo, um período de recuperação do equilíbrio e de instauração do verdadeiro humanismo.

Freqüentemente, em seminários e reuniões profissionais, discutimos caminhos para conquistar leitores jovens. Falta-nos, talvez, o bom senso de ouvir o jovem real. Por outro lado, transmitimos informação religiosa de baixa qualidade técnica e carregada de moldes agnósticos para um público majoritariamente crente. Produzimos pautas para uma juventude que não existe, exceto na nossa cabeça e nos nossos preconceitos. Resultado: perdemos leitores.

As pesquisas derrubam estereótipos e transmitem recados interessantes. 

Vale uma reflexão.

Carlos Alberto Di Franco, diretor do Master em Jornalismo, professor de Ética e doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, é diretor da Di Franco - Consultoria em Estratégia de Mídia E-mail: difranco@ceu.org.br

Texto publicado no jornal "O Estado de S.Paulo", em 14/01/08

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2008/01/noticia4151/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Lucinho
Pastor Benny Hinn
Pastor Márcio Valadão
Missionário RR Soares
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastora Joyce Meyer
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Adão Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Diante do Trono
Cantora Lea Mendonça
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Mara Lima
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins