Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Pesquisador critica estudos que relacionam fé e cura: " Não há nenhuma evidência "

Richard Sloan, professor de medicina comportamental afirmou em entrevista ao site da revista Veja que “Não há nenhuma evidência” de que a fé ajude na recuperação de pacientes.

Ele criticou pesquisadores que promovem estudos sobre o assunto, pois segundo ele, existem erros na forma como esses estudos são conduzidos. “A grande maioria dos estudos tem graves problemas metodológicos” e segundo ele, tais profissionais ferem a ética médica: “A maioria destes pesquisadores está interessada em promover alguma religião”.

Richard é autor do livro “Blind Faith: The Unholy Alliance of Religion and Medicine (Fé Cega: a aliança profana entre religião e medicina, em tradução livre do inglês) e também é conhecido por ser um dos maiores críticos de pesquisas sobre fé e medicina. Para ele, “Ficar doente já é ruim o suficiente. E fica pior se a doença vem acompanhada pelo peso na consciência por não ter sido crente o suficiente”.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Abaixo a íntegra da entrevista de Richard Sloan ao site da Veja. A entrevista aconteceu como repercussão a um recente estudo publicado que afirma que pessoas que possuem alguma religião correm menos riscos de serem hipertensas. Acompanhe:

Que relação existe entre religião e saúde?

Não há nenhuma evidência sólida de que haja relação entre devoção religiosa e boa saúde.

Um novo estudo aponta que pessoas religiosas correm menos riscos de ter hipertensão.

É mais um trabalho que sofre dos mesmos problemas de todos os estudos de observação, que são superficiais.

Quais são os problemas das pesquisas que ligam religião e saúde?

A grande maioria dos estudos tem graves problemas metodológicos. Alguns usam amostras muito pequenas e escondem ou ignoram dados, escolhendo os que dão força às conclusões. Existe um problema na metodologia da literatura médica que é o das múltiplas comparações. Escolhe-se uma ou mais hipóteses e são feitos inúmeros testes. Eventualmente, se acha um resultado que atinge significância estatística, mas isso é metodologicamente inadequado. A religião, talvez, ajude de outras formas. Pessoas religiosas podem fumar menos, beber moderadamente, se exercitar mais… Ou talvez não. Mas como afirmar com certeza que a religião é a responsável por isso? Não é assim que se faz ciência.

O que motiva tantas pesquisas deste tipo?

Pessoas têm diferentes motivações para fazer esse tipo de pesquisa. Mas a maioria destes pesquisadores está interessada em promover alguma religião, alguma atividade religiosa. E usar a medicina para promover religião é uma violação dos valores éticos da medicina. E uma violação da liberdade religiosa.

E por que esses estudos geram tanta repercussão?

Eles sempre atraem a atenção da imprensa. A combinação de medicina é religião é simplesmente muito atrativa para que seja ignorada. Então eles escrevem sobre isso o tempo todo, mas o que escrevem é ruim.

As revistas especializadas deveriam rejeitar estes trabalhos?

Minha visão é a de que não vale a pena. Essas pesquisas não podem ser provadas. São todas feitas com base em observação. Se fosse possível encontrar essa ligação entre religião e boa saúde, e de novo isso é hipotético, o certo a fazer seria procurar os mecanismos que ligam essas questões. A causa é a redução no isolamento social? Religiosos são mais sociais porque participam de reuniões religiosas? Então teríamos um caminho por onde seguir, já que isolamento social de fato é ruim para a saúde. Se fosse possível chegar a isso, a próxima questão seria: o que fazer com essa informação? E o que não fazer com ela? Recomendar que as pessoas se tornem mais religiosas? Incentivar políticas que incentivem as pessoas a desenvolver mais interações sociais de qualquer natureza?

A religião não pode ajudar a dar essa esperança aos pacientes?

Talvez possa fazer com que o paciente se sinta melhor e isso é uma coisa boa. Há evidências de que otimismo, que não é o mesmo que esperança, está associado com saúde melhor. Há estudos confiáveis mostrando isso. Mas não sabemos se podemos aumentar o senso de otimismo das pessoas. Ser otimista pode ser uma característica pessoal. Você não pode receitar isso. Alguns têm, outros não.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/pesquisador-critica-estudos-que-relacionam-fe-e-cura-nao-ha-nenhuma-evidencia.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Lucinho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer
Pastor Hidekazu Takayama

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho