O papa Bento XVI escreveu ao presidente afegão Hamid Karzai pedindo que as acusações contra um homem que enfrenta uma possível pena de morte por se converter do islamismo para o cristianismo sejam retiradas, informou o Vaticano neste sábado.
O pedido foi enviado em nome do papa pelo Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, que disse a ele que a solicitação do papa foi inspirada por profunda compaixão humana e pela firme crença na dignidade da vida humana e pelo respeito pela liberdade de todas as pessoas de consciência e religião.
O presidente George W. Bush e diversos outros líderes do Ocidente manifestaram grande preocupação em relação à ameaça de pena de morte para Abdur Rahman, 40. A Sharia (lei islâmica), onde a lei afegã é parcialmente baseada, estipula morte para os que abandonam a fé religiosa.
Estou certo senhor presidente, que desistir do caso contra o senhor Rahman conferirá grande honra ao povo afegão e causaria um coro de admiração na comunidade internacional, disse a carta.
A constituição afegã diz que nenhuma lei pode ser contrária à sagrada religião do Islamismo, mas também diz que aceita e executa a Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de religião.
Sodano disse a Karzai na carta que retirar as acusações contribuiria de forma significativa para nossa missão comum de promover compreensão mútua e respeito entre as diferentes culturas e religiões do mundo.
A pressão internacional para que o Afeganistão respeite a liberdade de religião de Rahman e o libere da prisão contrasta com pedidos no país para que seja julgado pelas leis islâmicas e executado, e ameaças de rebelião se o governo o libertar.
A controvérsia ameaça a relação do Afeganistão com partidários do Ocidente, que protegem e financiam o país. O julgamento de Rahman deve começar nos próximos dias.
O caso gerou protestos na América do Norte e na Europa e levou a alguns pedidos para que tropas de manutenção da paz sejam retiradas.
A Secretária de Estado do Estados Unidos, Condoleezza Rice, disse na sexta-feira que que se encontrou com o presidente Hamid Karzai e com o ministro do Exterior.
Forças norte-americanas tem lutado contra rebeldes talibãs desde que derrotaram seu governo no fim de 2001. O Estados Unidos é o aliado mais importante do Afeganistão.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.