Neste domingo (24) durante uma reunião no Vaticano, que reuniu 190 lideranças da Igreja Católica de todo o mundo, o papa Francisco falou duramente sobre os casos de abuso sexual infantil.
Não ignorando que a prática ocorre dentro das estruturas católicas, afirmou que a prática é como uma “praga” e a comparou a oferecer humanos em sacrifício.
“Gostaria de reafirmar com clareza: se na Igreja for descoberto um só caso de abuso – que em si mesmo já representa uma monstruosidade -, este caso será enfrentado com a máxima seriedade”, assegurou o pontífice.
Ainda segundo Francisco, “o consagrado, escolhido por Deus para guiar as almas à salvação, deixa-se subjugar pela sua fragilidade humana ou pela sua doença, tornando-se assim um instrumento de satanás. Nos abusos, vemos a mão do mal que não poupa sequer a inocência das crianças”.
Enquanto promete ações mais duras contra o abuso, a Santa Sé estuda criar um departamento na Igreja específico para denúncias desse tipo entre os sacerdotes.
As declarações do papa vêm na esteira das denúncias do cardeal alemão Reinhard Marx. O purpurado admitiu que a Igreja destruiu materiais sobre estupradores. “Os arquivos que documentaram esses atos terríveis e indicam os nomes dos responsáveis foram destruídos, ou até sequer foram produzidos”, cobrando a divulgação do número de casos analisados por tribunais eclesiásticos.
De fato, nas últimas décadas, a Igreja Católica tem sido abalada por uma série de escândalos sexuais dentro do clero. No ano passado, por exemplo, todos os bispos do Chile renunciaram após denúncias de abuso virem à tona.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.