A Orquestra Santo Antonio é um projeto educacional desenvolvido pela Associação dos Moradores do Alto da Colina (AMAC) na cidade de Conceição do Coité, Bahia.
As atividades do projeto são voltadas a crianças e adolescentes, e beneficiam diretamente 135 crianças e adolescentes, além de atingir indiretamente outras centenas de pessoas da comunidade.
A AMAC surgiu em 1990, como ferramenta para os moradores do bairro transformarem o contexto social em que viviam e reduzir os problemas sociais.
A associação desenvolve ações de arte-educação, atividades de formação musical, cultural, qualificação profissional dos moradores do bairro, além do trabalho de conscientização por meio de palestras educativas, de acordo com informações do site do programa Criança Esperança.
O projeto Santo Antônio de Música é um dos meios que a AMAC utiliza para proporcionar as opções descritas acima, e o início dos trabalhos foi possibilitado a partir de uma doação feita por uma instituição estrangeira. O valor permitiu a compra de quinze violinos, com os quais as aulas começaram e posteriormente, possibilitou a formação de uma pequena orquestra com violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta transversal.
As aulas do projeto envolvem teoria e prática musical para crianças e jovens de baixa renda. Essas aulas são financiadas por doações de empresários locais e o apoio do poder público municipal.
Em 2012, o projeto já havia sido reconhecido como relevante pela Unesco e recebido doações do programa Criança Esperança. Agora em 2013, a Orquestra Santo Antônio voltará a ser beneficiada pelas doações, o que proporcionará a aquisição de uma van para o transporte da orquestra e a contratação do serviço de som, além do pagamento dos oficineiros, músicos convidados e custos com combustível.
Para saber mais sobre a orquestra, acesse projetosantoantonio.org e confira o trabalho da AMAC.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.