Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

OrkutGod, a versão do Orkut direcionada para o público cristão

O site de relacionamentos Orkut ganhou recentemente uma versão direcionada especialmente para o público cristão. Denominado Orkut God, o endereço eletrônico criado pelo grupo mantenedor do Portal Deus Eterno é o responsável pela novidade, que somente na primeira semana no ar contou com cerca de 500 pessoas cadastradas.

De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento do site, o Orkut God é o resultado de uma fusão com o Rede Brothers, endereço eletrônico criado por membros da Assembléia de Deus que já existia há algum tempo, com a proposta de englobar membros de todas as religiões cristãs, assim como acontece com o Portal Deus Eterno.

O Orkut God se torna, assim, um braço do portal, que já conta com uma diversidade de recursos que vão desde sala de bate-papo, rádio on line até galerias de fotos e notícias. O novo site de relacionamento tem algumas diferenças em relação ao Orkut tradicional, sendo a principal delas o controle do conteúdo.

Colaboradores contam que todas as informações que circulam no Orkut God constam em um banco de dados fiscalizado pelos mantenedores do site. Imagens pornográficas e mensagens com palavrões, por exemplo, são eliminadas e os usuários que desobedecerem as regras são automaticamente excluídos.

Não é preciso ser convidado para criar um perfil no Orkut God, basta acessar o site www.or-kutgod.com.br e se cadastrar. Além dos recursos do Orkut tradicional, como lista de amigos, galeria de fotos, mural de recados e comunidades, há ainda espaço para testemunhos e links diretos para ferramentas do Portal Deus Eterno, tais como a rádio on line.

O Orkut foi iniciado como um projeto pessoal de Orkut Büyükkökten, desenvolvedor natural da Turquia trabalhando para o Google. À época, o conceito de redes sociais estava apenas engatinhando e não existiam servicos robustos disponíveis para atender uma eventual demanda.

A idéia deu certo e outros sites ou seguiram os caminhos do Orkut ou estavam sendo desenvolvidos em paralelo com os mesmos conceitos. Hoje o mercado já está praticamente saturado de sites para redes sociais e existe até uma busca de novas alternativas (leia-se “oportunidades para ganhar dinheiro”). Mesmo assim o Orkut é, de longe, o mais popular no Brasil.

Por que o Orkut deu tão certo no Brasil? Por que ele praticamente afundou em todos os outros países do mundo mas sobreviveu e continua crescendo no Brasil?

A resposta pode estar na combinacão de aspectos culturais brasileiros com os recursos específicos que o Orkut possui. Duas funcionalidades bem distintas do Orkut em relacão aos demais sites assemelhados são o Scrapbook e o medidor de confianca/legal/sexy. Por outro lado, muito critica-se o Orkut por não oferecer um servico de blog para os seus usuaríos assim como a grande maioria dos outros sites o fazem.

Embora essas sejam caracterísiticas técnicas bem precisas, é interessante perceber como elas se encaixam nas nossas características culturais brasileiras.

Através do Scrapbook, por exemplo, é possível deixar e receber mensagens para e dos seus amigos e elas ficam totalmente públicas para que qualquer pessoa possa ler. Este conceito nunca seria atrativo numa cultura reservada e privada. Na nossa cultura entretanto, é totalmente normal que todos falem alto, para todo mundo ouvir e que bisbilhotem a vida um dos outros para fins, no mínimo, “esportivos”. Fato é que os scraps públicos acabam se encaixando perfeitamente nos desejos e anseios do brasileiro: bisbilhotar e ser bisbilhotado. Afinal, adoramos uma fofoquinha sempre atualizada.

Os medidores de confianca e sexy-appeal dos usuários é, juntamente com o contador de quantidade de amigos e com o número de fãs, uma marca de popularidade. Ser popular na nossa cultura é muito importante. Ter pessoas que te admirem e que achem você um galã de cinema altamente confiável também é fundamental. E mais: quanto mais gatinha e mais amigos/fãs você tiver, melhor. É um prazer para muitos usuários erguer perfis lotados para que todos vejam. Algo como um troféu da popularidade absoluta: “eu alcancei 1000 amigos e LOTEI meu Orkut”. Afinal, adoramos chamar de amigo qualquer pessoa que conhecemos casualmente.

Outros fenômenos também são muito interessantes. Não ser fã de alguém que te considera como ídolo é um absurdo crime social. É praticamente inaceitável na nossa cultura não ser retribuído em algo tão importante como “ser fã” de alguém. Muito menos ouse visitar a página de alguém deixando o monitoramento de acessos liberado (para que a pessoa saiba que você a visitou) sem deixar um scrap sequer. Para muitos na nossa cultura, isso é um crime punível com a perda da amizade (entenda-se eliminacão do Orkut). Afinal, temos a cultura do “se eu te ajudo, você me ajuda”.

O recurso do álbum de fotos é também de assustar. Pela limitacão do Orkut é preciso, em apenas 12 poses, representar quem você é graficamente. Minha vó que ficava mostrando slides e mais slides de algum passado remoto para os netos discordaria enormemente: é um trabalho impossível para pessoas normais. Mas os orkuteiros brasileiros conseguem. Com maestria diga-se de passagem. Acabam tendo pouco que mostrar também. Poses sensuais são as preferidas, seguidas por fotos de baladas ou da última viagem para algum lugar bonito. Na nossa cultura somos superficiais – gostamos mais da casca do que da gema. Beleza e festas impessoais são fundamentais: sinais de uma supercialidade promissora. Afinal, adoramos assistir novela porque elas são bem simplezinhas – ou superficiais.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Já a ausência de um sistema de blog no Orkut também é curiosa. Nós brasileiros escrevemos e lemos pouco. Quando o fazemos ou entendemos pouco do que lemos ou simplesmente escrevemos mal e errado. Um sistema de blog requer que pessoas escrevam, leiam e se entendam. Diferente do scrap (onde a entrada vem até você) no blog é preciso correr atrás da entrada (você, como proprietário do blog, precisa realizar qualquer entrada de informacões). Afinal, não gostamos de aprender muito – cansa.

Ajuntando essas cinco características culturais brasileiras fazemos do Orkut o sucesso local que ele é. Temos um espaco para fofocarmos, classificarmos todos de amigos, estimularmos favores vazios, sermos superciais e mantermos nosso status quo. Ferramenta cultural fantástica – nem o Sr. Büyükkökten sonhava em alcancar isso!

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/orkutgod-a-versao-do-orkut-direcionada-para-o-publico-cristao.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Lucinho
Pastor Benny Hinn
Pastor Márcio Valadão
Missionário RR Soares
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastora Joyce Meyer
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Adão Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Diante do Trono
Cantora Lea Mendonça
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Mara Lima
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins