O início de um novo mês é um momento propício para um balanço de como têm andado as coisas entre os países mais restritos à fé cristã. Nesse sentido, uma boa amostra é o conjunto de notícias publicadas no site Portas Abertas.
Em agosto, as notícias se concentraram no sudeste asiático, houve uma distribuição balanceada entre as extremidades superior e inferior da classificação de países por perseguição, e dois países mostraram-se os mais freqüentes: Índia e China.
Ao mesmo tempo, os cinco primeiros colocados não foram tão presentes. Arábia Saudita, Vietnã, Laos e Irã tiveram uma notícia cada e Coréia do Norte não teve notícia nenhuma.
Tudo isso reflete alguns pontos importantes.
1. O sudeste asiático tem se mostrado um foco de hostilidades. O caso de maior notoriedade foi o assassinato do missionário americano Martin Burnham, ocorrido em 2002, nas Filipinas, mas muitos outros têm se seguido. Em agosto, quase metade das notícias publicadas no site Portas Abertas vêm daqueles países. Bangladesh, Indonésia, Vietnã, Laos, Sri Lanka e Índia responderam por 24 das 56 notícias publicadas no mês.
2. Os países mais intolerantes possivelmente sejam os de maior dificuldade na divulgação de informações. Sabe-se de muitos problemas para cristãos nos cinco primeiros da lista, por exemplo. Portas Abertas tem acompanhado de muito perto tudo o que acontece nesses locais. Ao mesmo tempo, muitas informações são inacessíveis, difíceis de publicar ou sigilosas, com forte impacto sobre a segurança das pessoas envolvidas.
3. Um país que tem tido forte divulgação na mídia em geral como local de abertura social, evolução de mentalidade, crescimento econômico com potencial repercussão sobre a liberdade da igreja é a China. Em contraste a esse clima, a China continua como o 9º país mais intolerante à fé cristã e, no mês de agosto, foi o 2º colocado em freqüência de notícias no site Portas Abertas. Há muito ainda a interceder por essa grande nação.
4. A China só foi suplantada por um país. O primeiro colocado nas notícias sobre hostilidades contra cristãos durante agosto foi a Índia. Esse fato traz uma novidade e certa apreensão. A Índia caiu de posição na lista de classificação de países por perseguição entre 2004 e 2005, o que deveria se refletir em menos problemas. Entretanto, os casos de enfrentamento têm ganho mais e mais notoriedade.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.