Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Natal em Bagdá

A Igreja iraquiana comemora o Natal em 25 de dezembro e em 6 de janeiro. Para eles, isso significa basicamente ir à igreja e participar do culto alusivo. Árvores de Natal estão disponíveis apenas em escala limitada e os alunos cristãos não têm folga da escola. Os estudantes das regiões sul e central foram, inclusive, avisados que, caso faltassem às aulas para comemorarem o Natal, sofreriam consequências graves. 


Os cristãos temem que, caso comemorem o Natal abertamente, isso possa ser visto como uma provocação. Ataques a cristãos no dia de Natal são comuns. Em 2012, o Natal coincidiu com as comemorações religiosas muçulmanas. Devido a riscos à segurança, a data não foi comemorada nas igrejas. 


Perguntamos a Tariq*, de 40 anos, e Human*, de 50 anos, ambos de Bagdá, como eles iriam comemorar o Natal esse ano. Tariq é pastor de uma pequena congregação e pai de dois jovens. Human é obreiro de campo, casado e com filhos.


Que tipo de tradições cristãs vocês têm em suas casas e na igreja?

Tariq: Pegamos uma árvore de Natal, decoramos e fazemos uma comida especial como a Baja, um prato com cordeiro, e alguns biscoitos chamados Kolaja. Compramos roupas novas e visitamos nossos parentes e amigos. Mas, devido à situação, que está piorando, não podemos fazer isso todos os anos. Algumas pessoas preferem ficar em casa porque têm medo de ir à igreja, já que o templo é alvo de terroristas nesse dia. A igreja tradicional não tem árvore de Natal. 


Human: A maioria dos cristãos vai à igreja na manhã do primeiro dia de Natal. Após isso, visitamos a família e ceamos juntos. No segundo dia, visitamos os vizinhos e amigos. Se alguém da família morreu recentemente, os parentes vão ao cemitério. Algumas vezes, a família enlutada é visitada por amigos cristãos logo após ao culto. Antes da guerra entre Irã e Iraque, nos anos 1980, as famílias costumavam ir a clubes para comemorar em festa. Mas, devido à má situação em Bagdá, todas as famílias agora preferem celebrar com seus irmãos em Cristo e amigos. Não é seguro sair de casa. 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Como vocês se sentem ao comemorar esta data?

Tariq: Gostamos de celebrar esse dia porque nos lembra do amor de Deus e de suas promessas sobre nós. Porém, por causa da segurança limitada, a liberdade de comemorar o Natal está diminuindo cada vez mais. Algumas pessoas não podem sair de casa para comemorar na igreja. 


Human: Todas as pessoas comemoram o Natal com felicidade, mas, para aqueles que perderam alguém da família, certamente é mais difícil. Algumas dessas pessoas também são tão pobres que não podem dar presentes ou roupas novas para seus filhos. 


Os cristãos do Iraque sentem que Deus está próximo deles?

Tariq: Como cristãos, podemos ver a mão de Deus conosco enquanto passamos por essa situação e, a cada dia, sentimos sua proteção e amor. Mas, algumas pessoas, que estão distantes de Deus, sentem que ele não se importa com elas; acreditam que ele está irado e não se agrada do povo, e que esse é o motivo pelo qual todas as coisas ruins estão acontecendo no país.


Human: Depende da educação das pessoas, mas a maioria dos cristãos acha que os governadores são responsáveis pelas “coisas ruins” e que o Senhor ama o povo. No dia seguinte a uma explosão de bomba, eles voltam ao trabalho e esquecem a tragédia de ontem.


*Nomes alterados por motivo de segurança dos cristãos.


No dia de hoje, lembre-se de orar por cada cristão que não tem a mesma liberdade que você para celebrar o nascimento de Jesus.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2013/12/2906915/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Ingrid Duque
Pastora Helena Tannure
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Bispo Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Billy Graham
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Apóstolo César Augusto
Pastor Benny Hinn
Pastor Gilmar Santos
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Lucinho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário David Miranda
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Carvalho Junior
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Shirley Carvalhaes
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Bruna Karla