Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Minas terrestres mudam o cotidiano de centenas de vilas colombianas

"As minas mudaram profundamente a vida da comunidade. Nós antes podíamos caminhar de noite, hoje não mais. Já não fazemos festas por medo. Há um temor generalizado de que a qualquer momento aconteça algo. As pessoas já não têm tranquilidade", disse à agência Efe "Javier", morador de San Andrés de Pisimbalá, na região de Cauca.

"Javier" não quis dar seu nome verdadeiro. Em sua cidade há certa resistência ema admitir que no final de 2014 foram encontrados artefatos explosivos a poucos metros de um parque infantil.

"Algumas pessoas nos disseram que aqui reina o silêncio, que eles [grupos armados] alertaram para a situação [das minas], mas ninguém prestou atenção, ninguém quer assumir a responsabilidade", explicou Luis Enrique Fajardo, voluntário da Cruz Vermelha colombiana.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A área povoada de San Andrés está em uma área montanhosa. Há ruas de terra, casas baixas e muitos caminhos secundários que os moradores já não percorrem, em parte porque sabem que são perigosos – algo aprendido em oficinas de capacitação dadas pela Cruz Vermelha colombiana.

As oficinas fazem parte de um projeto iniciado em 2011 e realizado em seis regiões da Colômbia com dois focos de atuação: a capacitação de civis para evitar riscos e conhecer seus direitos e o acompanhamento das vítimas tanto no plano físico como no psicológico.

A situação da Colômbia justificava a missão; o país foi em 2013 o segundo do mundo com mais vítimas por minas terrestres: 368. Segundo dados da Cruz Vermelha Colombiana, em 45% de seu território houve acidentes do tipo, 98% deles em áreas rurais.

As crianças se transformaram nas principais destinatárias desta capacitação desde que quatro minas foram encontradas atrás de um colégio, em outubro. "Era domingo de manhã, íamos fazer um almoço coletivo. Um professor foi preparar o lugar para pôr a panela e então encontrou o terreno escavado", lembrou "Javier".

"Felizmente tinha recebido capacitação da Cruz Vermelha e algo se acendeu em mim como uma lâmpada. Ao olhar com cuidado encontrei cabos e informei imediatamente as autoridades", detalhou.

Quando ocorre uma explosão, é oferecido acompanhamento das vítimas, como o que recebeu Liliana Cerón, que conserva em uma de suas pernas as lascas de uma bomba que explodiu em dezembro em Inzá, perto de San Andrés.

"Sempre que minha perna dói me lembro desse momento. É muito duro, muda sua vida. Você sempre acha que nunca vai acontecer contigo, mas ninguém está livre de nada", comentou.

Não se sabe quantas minas terrestres há na Colômbia. Há duas semanas, o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que negociam a paz desde novembro de 2012 em Cuba, decidiram eliminar estes artefatos somando as forças do Estado e a informação da guerrilha. Mas Cerón é cética em relação ao resultado final das negociações.

"O que fazem em Havana me parece algo que não tem nem pé nem cabeça, porque vão ficar mais grupos armados e isso de paz é para encher a cabeça das pessoas. É impossível, porque além das Farc há mais grupos armados e, se um acabar, outro vai se armar e assim sucessivamente", concluiu.

Muitos cristãos vivem no meio desse fogo cruzado em Cauca e em outras regiões, correndo sérios riscos. A Colômbia ocupa a 35ª posição na Classificação da Perseguição Religiosa , lista atualizada anualmente pela Portas Abertas, que revela os 50 países mais hostis ao cristianismo.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2015/03/minas_terrestres_mudam_o_cotidiano_de_centenas_de_vilas_colombianas


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Oseias Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Geziel Gomes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo César Augusto
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Helena Tannure
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Elson de Assis
Pastor Lucinho
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Pastor Benny Hinn
Pastor Jorge Linhares
Pastor Márcio Valadão
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Adão Santos
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Bispo Rodovalho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Mara Lima
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise