Artigo publicado pelos sites Cosmo Online e O Verbo, republicado aqui apenas para fins de informação. O conteúdo do mês não representa a opinião do Gospel+ e de nenhum site relacionado ao mesmo.
O antropólogo Ronaldo de Almeida, professor e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é reconhecidamente uma das maiores autoridades no estudo das religiões pentecostais no Brasil. Seu mais novo livro, A Igreja Universal e seus Demônios (Terceiro Nome/ Fapesp, 152 págs, R$ 28,00), pode ser considerado o trabalho mais completo já publicado no País sobre a igreja fundada por Edir Macedo.
Apesar de manter, em sua análise, a distância própria do pesquisador acadêmico, o autor expõe os bastidores da instituição para defender a tese de que o universo simbólico da Igreja Universal tem como base a satanização das outras religiões, sobretudo dos cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.
Segundo Almeida, que realizou extensa pesquisa de campo e bibliográfica para redigir a tese, o antagonismo com outras religiões é fundamental para a Igreja Universal do Reino de Deus definir sua identidade. Alvo de polêmicas e controvérsias, justamente pelas mudanças que introduziu no meio evangélico, a Universal não pode ser compreendida sem a contraditória relação de dependência que mantém com o que ela chama de “macumba”: os demônios combatidos em seus cultos, advindos da umbanda e do candomblé, são também a base da estrutura de seu repertório.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.