Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Líderes latinoamericanos avaliam ambiente para a liberdade religiosa

"Quando se trata de liberdade religiosa, temos de reconhecer que não se tem concedido nada a nós, evangélicos, na América Latina. Cada avanço que temos conseguido tem sido através de trabalho duro e pela graça de Deus".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Esta é a avaliação de Francisco Anabalon, pastor e defensor dos direitos humanos de Santiago, ao dirigir-se aos delegados da Conferência Latino-Americana de Liderança realizada nos dias 19 a 22 de maio na Cidade do Panamá.

O evento, patrocinado pela Confraternidade Evangélica Latino-Americana (CONELA), reuniu mais de quinhentos líderes eclesiásticos de vinte países. A reunião de quatro dias deu aos delegados a oportunidade de avaliarem o papel presente e futuro dos cristãos evangélicos no continente.

Falando sobre o tema "A Responsabilidade Política do Cristão", Francisco apresentou uma revisão histórica dos esforços dos cristãos para acabar com séculos de discriminação religiosa no Chile, sua terra natal, e conseguir a igualdade com seguidores da religião oficial do Estado.

"Depois de uns tempos, demo-nos conta de que estávamos envolvidos em política", disse ele ironicamente, reconhecendo que muitos evangélicos latino-americanos consideram a política uma atividade corrupta e a evitam categoricamente.

"Mas logo percebemos que estávamos lutando não apenas pelos direitos dos cristãos evangélicos, mas pelos de qualquer minoria que sofre discriminação", disse ele.

Portas Abertas dirigiu uma mesa redonda num seminário sobre a liberdade religiosa na conferência da CONELA, que reuniu ativistas dos direitos religiosos da região, com o objetivo de compartilhar experiências e desenvolver estratégias para enfrentar a discriminação por motivos religiosos.

Walter Alejos, membro do Congresso do Peru (Distrito de Ayacucho), iniciou a discussão com um esboço das recentes batalhas legislativas, com o objetivo de estender a igualdade religiosa aos cristãos evangélicos no Peru.

O ex-presidente da Guatemala, Jorge Serrano, falou em seguida, destacando alguns dos impedimentos à completa liberdade religiosa na América Latina. "O fato da maioria dos evangélicos ter vindo das camadas mais baixas da sociedade, e dos pastores os terem ensinado a não lutarem por seus direitos, impede o progresso", disse Jorge. "Todavia, hoje na Guatemala nós temos igualdade religiosa, educação (cristã) livre e capelães protestantes em nossas prisões e nas forças armadas".

Entre os participantes da mesa redonda estavam Abdias Tovilla e Esdras Alonso, advogados dos direitos religiosos e pastores ativos de Chiapas, México, e Ricardo Esquivia, diretor da Comissão sobre Restauração, Vida e Paz do Conselho Evangélico da Colômbia e fundador da organização jovem, a Justapaz.

Julio Rosas, presidente do grupo de advocacia, a INTERDES, baseado em Lima, Peru, e conselheiro pastoral da Rede Ágape de Portas Abertas na América Latina, coordenou a mesa redonda sobre Liberdade Religiosa e Igualdade.

"Esforços como a mesa redonda da Conferência de Liderança na CONELA são importantes porque a perseguição contra a Igreja precisa estar em primeiro lugar na agenda dos círculos de liderança cristã em nosso continente", disse Richard Luna, de Portas Abertas.

"Na medida em que assumimos a causa dos que sofrem pela fé, os esforços da liberdade religiosa valem a pena, são necessários e bíblicos", acrescentou ele. "A Palavra diz que se um sofre, todos sofremos.

"Só podemos compartilhar da alegria dos irmãos se também compartilharmos de seus sofrimentos. Muitos estão sofrendo sozinhos"

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2004/06/noticia1147/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Benny Hinn
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Ingrid Duque
Pastor Adão Santos
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Jorge Linhares
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário David Miranda
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário RR Soares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Camara
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Claudio Duarte
Pastor Lucinho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Mara Lima
Voz da Verdade
Cantora Lauriete
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantora Ana Paula Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Cantor Davi Sacer