"O governo parece estar um pouco mais aberto para a discussão sobre a religião, mas não em relação às questões de direitos humanos", disse Wang*, vietnamita líder de uma igreja do norte do Estado, à Portas Abertas. "Em fevereiro passado, o pastor Jonathan* e eu nos encontramos com funcionários do governo, e nos foi dada a impressão de que as coisas irão melhorar."
Wang afirmou que o governo está em processo de elaboração de uma nova lei sobre religião que irá substituir o decreto de dois anos atrás. "[As autoridades] estão tendo uma nova abordagem agora", continua. "Acham que será mais benéfico trabalhar com os grupos religiosos, em vez de se opor a eles."
"Pelo que ouvi, haverá menos exigência no reconhecimento de igrejas", alegou Wang. "Por exemplo, grupos que têm um bom histórico de 10 anos terão uma forte chance de ser reconhecidos." De acordo com o Decreto 92, só são reconhecidas as igrejas que já existem há 20 anos.
"O governo tem observado como outros governos se relacionam com a religião organizada dentro e fora do país. Eles, de alguma forma, perceberam que há vantagem em praticar clemência", acrescenta o pastor Jonathan, colega de Wang.
Apesar da posição mais acessível do governo, os pastores dizem que o Estado ainda tem "medo" da igreja: "As coisas têm melhorado, mas não podemos dizer que a ameaça contra as igrejas tenha desaparecido completamente", conta Jonathan. "Eu acredito que ainda existe hostilidade contra os cristãos, mas reduzida, talvez. No ano passado, o governo viu o comportamento da igreja evangélica, e por causa da nossa boa posição, agora eles têm aceitado a reforma".
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.