Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Jovem turco ataca igreja em Diyarbakir

Em 19 de julho, um jovem turco se trancou dentro da igreja Evangélica de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, quebrando janelas e incendiando cortinas, Bíblias e fitas cassetes até que a densa fumaça finalmente lhe obrigou a render-se à polícia.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Identificado como Medet Arslan, de 27 anos, ele foi até a igreja protestante naquela tarde, no distrito de Lalebey, em Diyarbakir, e alguns dos membros da igreja o convidaram para tomar chá.  Enquanto ele se sentava e conversava com eles, começou a citar, em alta voz, versículos do Alcorão, afirmando várias vezes que ele queria se tornar um mártir.

Elevando sua voz, Arslan começou a gritar, protestando contra os maus tratos dos muçulmanos no Iraque, declarando que ele queria matar as pessoas e prometendo ir aos Estados Unidos para guerrear. Rapidamente, um dos funcionários da igreja saiu da sala da lareira onde eles estavam sentados e chamou a polícia.

Alguns momentos depois, o visitante puxou do seu casaco uma longa faca de açougueiro e perseguiu um jovem que rapidamente conseguiu sair da sala e tentou segurar a porta fechada até que as chaves fossem encontradas para trancar Arslan do lado de dentro.

Após várias ligações telefônicas, a polícia local chegou trinta minutos mais tarde. Arslan trancou a porta e a polícia não conseguiu persuadi-lo a entregar-se. Amaldiçoando em alta voz, o homem começou a atear fogo em Novos Testamentos, prateleiras, cortinas e em tudo o que ele encontrou na sala. Ele também destruiu e quebrou todas as janelas.
Finalmente, um carro de bombeiro chegou no local. Apesar de mais de vinte oficiais de polícia se unirem à imprensa local, a fim de tentar esguichar Arslan através das janelas, eles não conseguiram tirá-lo do seu isolamento. Somente três horas mais tarde, quando a excessiva fumaça das fitas cassetes e CDs queimavam na sala, o agressor implorou para sair da sala e permitiu que fosse levado pela polícia.

"Após a fumaça ter se dispersado um pouco, nós entramos na sala da lareira que estava carbonizada e os livros queimados e tentamos colocar água ao redor deles", contou o americano Jerry Mattix à Compass. "As paredes estavam pretas com fuligem e um sufocante mau cheiro".

Segundo o pastor Ahmet Guvener, que não estava no prédio da igreja durante o incidente, as autoridades policiais mais tarde lhe informaram que Arslan foi transferido para um hospital psiquiátrico em Elazig logo após o ataque. De acordo com os oficiais, o agressor tem um histórico de problemas mentais.

A igreja sofreu cerca de $1.500 dólares em prejuízo decorrente do ataque. Neste ínterim, a primeira igreja protestante de Diyarbakir da história da República Turca continua a aguardar uma decisão formal das autoridades a respeito da sua posição de zoneamento legal na cidade.

Ahmet venceu uma marcante decisão judicial em maio, quando as cortes em Diyarbakir retiraram todas as acusações contra o pastor por ter aberto uma igreja "ilegal" e confirmou o direito constitucional da congregação de realizar adoração tanto em particular como em público.
Entretanto, um comitê local do Ministério Turco da Cultura prontamente rejeitou a solicitação de zoneamento da igreja, informando verbalmente à igreja que sua decisão foi enviada para Ancara para ratificação formal.

Na semana passada, a presidente do Comitê da Preservação da Cultura e de Locais Históricos em Diyarbakir, informou a Ahmet que a solicitação do zoneamento da sua igreja fora aprovada por Ancara. "Enquanto falava comigo no telefone, ela leu a decisão de aprovação para mim", afirmou Ahmet, "mas afirmou que esta aprovação ainda teria que ser ratificada pelo Ministro da Cultura". A igreja ainda deve receber uma decisão escrita negando ou confirmando sua posição de zoneamento.

Apesar da sanção dos projetos da igreja em 2001, a construção e o processo de aprovação foram interrompidos devido a vários obstáculos legais desde então. A congregação possui mais de cinqüenta  membros e a igreja funciona aberta desde que o prédio foi concluído, em abril de 2003.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/08/noticia1292/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Missionário David Miranda
Bispo Rodovalho
Pastor Abílio Santana
Bispa Ingrid Duque
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Mariano
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Jorge Linhares
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Billy Graham
Pastor Carvalho Junior
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Yossef Akiva
Pastora Joyce Meyer
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantora Andrea Fontes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lea Mendonça
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade