Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Indígenas e fazendeiros aguardam julgamento do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, anunciou no final de maio que o julgamento sobre a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, ficará para o segundo semestre do ano. Novas peças foram anexadas ao processo, justificou o ministro.

O STF vai julgar se o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de abril, é legal ou não. Se o decreto for declarado ilegal, o processo volta ao Executivo e a Fundação Nacional do Índio (Funai) terá que apresentar novo estudo. Não está em julgamento se a Raposa Serra do Sol será constituída por áreas de terras contínuas ou descontínuas.

Desde o início da crise da Raposa Serra do Sol, em março, foram registrados 40 conflitos indígenas em vários Estados da Federação, segundo matéria de Soraya Aggege, do jornal O Globo. Matéria do jornal Folha de São Paulo detectou conflitos em pelo menos dez áreas indígenas homologadas pelo Estado. Na raiz dos conflitos estão atividades irregulares de agronegócio, extração ilegal de madeira, garimpos, grilagem. A própria Funai avalia que a tendência é do acirramento pela terra crescer.

“Estamos sob muita pressão por causa do avanço das fronteiras agrícolas, madeireiras e mineradoras. Se o Supremo liberar Raposa para o agronegócio, nossas terras serão questionadas. Querem tirar o que conquistamos em 1988 (com a nova Constituição política)”, declarou Jecinaldo Sateré Maué, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

A lógica dos que se opõem à reserva Raposa Serra do Sol recorre, de maneira velada, ao velho argumento de que “índio atrapalha o progresso”. Alega que 1,7 milhão de hectares nas mãos dos índios é terra demais. Na área vivem 18,9 mil indígenas. Os seis arrozeiros que brigam na justiça pela permanência na reserva detêm 6 milhões de hectares.

A mídia passa a imagem de que a Raposa Serra do Sol é uma selva, improdutiva, e que o progresso de Roraima depende do trabalho de fazendeiros, agricultores que vêm de fora para fazer negócios do Estado.

As 194 comunidades de cinco povos – Macuxi, Wapixana, Ingaricó, Taurepang, Patamona – que vivem na área da reserva Raposa Serra do Sol manejam um rebanho de 27 mil cabeças de gado. Na área existem 113 escolas de ensino fundamental e três de ensino médio, onde atuam 251 professores indígenas. A área tem 187 postos de saúde, que valorizam a medicina tradicional indígena.

Os povos indígenas de Roraima configuram 21,4% da população de 395,7 mil pessoas que vivem no Estado. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) cruzou dados da contagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, para concluir que 53% da população rural de Roraima são indígenas.

O comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, declarou, em abril, que a demarcação contínua de terras indígenas na região de fronteira era uma ameaça à soberania nacional e precisava ser revista.

“Se reserva indígena em área de fronteira fosse um risco para o país, o território Ianomami, de área bem maior e criado há tempos, já teria virado um país”, afirmou o coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, em seu blog.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Estudos do Instituto Socioambiental mostram que os indígenas desempenham o papel de frear a expansão das atividades predatórias na Amazônia. Indígenas cuidam do território, em todos os sentidos. O diretor de Política para o Combate aos Desmatamentos do Ministério do Meio Ambiente, André Lima, mencionou o caso dos índios ashanincas, um povo do Acre que está localizado na fronteira com o Peru. Seguidamente, eles pedem ajuda da Polícia Federal para combater madeireiros peruanos que querem buscar madeira em suas terras.

Dos 224,2 mil quilômetros quadrados de Roraima, 46,35% são reservados aos indígenas. Dos 109,6 milhões de hectares do território brasileiro, 12,7% são reconhecidos como território indígena. Aliás, terras que pertencem à União.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/indigenas-e-fazendeiros-aguardam-julgamento-do-stf.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Oseias Gomes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Benny Hinn
Pastor Billy Graham
Pastor Lucinho
Pastor Marco Feliciano
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo César Augusto
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Helena Tannure
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Aluizio Silva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lauriete
Ministério Renascer Praise
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Fernandinho
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantora Karen Martins
Cantora Damares
Voz da Verdade
Cantora Cassiane
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantora Aline Barros
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Shirley Carvalhaes