Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Imagem do Cristianismo melhora entre população judaica, mas medo continua

 imagem do Cristianismo entre a população judaica de Israel melhorou nos últimos anos, mas ainda reflete o medo e o ressentimento de séculos de antagonismo e perseguições religiosas.

Faltando menos de três meses da visita do papa Bento XVI à Terra Santa e após um ano de polêmica nas relações judaico-cristãs pelo processo de beatificação de Pio XII, um estudo de dois institutos de Jerusalém reflete que a postura dos israelenses em direção ao Cristianismo evoluiu favoravelmente.

“Cerca de 54% acreditam que deve ser estudado nos colégios e a metade deles vê e reconhece a importância e a centralidade de Jerusalém para o Cristianismo”, disse à Agência Efe Amnon Ramón, autor do trabalho e membro do Instituto Jerusalém para o estudo de Israel.

Realizado por esse Instituto e pelo Centro de Jerusalém para as Relações Judaico-Cristãs, o estudo é o acompanhamento de outro idêntico realizado em 2000 antes da histórica visita de João Paulo II, e compara os resultados com os de outras pesquisas de menor alcance feitas nos anos 70 e 80.

“A conclusão mais importante é que a imagem que os judeus têm do Cristianismo é complexa e multidimensional”, assegura Ramón, que recebeu os novos resultados com otimismo, devido ao tenso cenário das relações entre as duas religiões.

Um dos avanços é que 42% dos consultados acham o Cristianismo “a religião mais próxima ao Judaísmo”, em comparação com 32% que veem desta forma o Islã, que, em contrapartida, é considerado pela teologia oficial judaica como o credo mais próximo.

Além disso, 50% já não consideram o Cristianismo uma “religião idólatra”, histórica acusação judia pelo imaginário que rodeia o Catolicismo, apesar de, para ambas as religiões, a adoração de ídolos ser uma das piores transgressões.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

No entanto, séculos de perseguições e conversões à força também deixaram uma marca profunda, e os judeus ainda veem com suspeita qualquer iniciativa na qual percebam o mínimo brilho de “atividade missionária”.

Em um documento de 16 páginas, as instituições expõem que “a abertura e a disposição de conhecer o Cristianismo” entram em choque com posições intransigentes avalizadas por 75% dos indagados que se opõem a que “o Estado israelense destine terras para a construção de igrejas em Jerusalém”.

Além disso, só 37% estão dispostos a permitir que o Novo Testamento seja ensinado nas escolas, por considerarem que se trata de um “livro missionário”, segundo Ramón.

“É uma imagem cheia de contradições a que os judeus têm do Cristianismo”, insiste o especialista, para quem “o realmente importante é a vontade que existe de conhecer a outra religião”.

Um interesse que também se depreende do alto número de israelenses que visitaram uma igreja, 71%, e de sua nova atitude para com o símbolo da cruz, já que 76% afirmam que não se sentem desconfortáveis com o signo.

Mesmo assim, o desconhecimento continua dando o tom na percepção judaico-israelense do Cristianismo, e os consultados não têm ideias claras sobre suas distintas correntes, nem das históricas mudanças nas posturas da Santa Sé em direção ao Judaísmo.

Apesar disso, 58% dos entrevistados confirmaram ver “uma mudança propícia da Igreja em direção ao Judaísmo nos últimos 50 anos”, mas muitos desconhecem a encíclica Nostra Aetate, que, em 1965, eximiu os judeus da acusação de deicídio, origem de séculos de anti-semitismo na Europa.

O desconhecimento e as posições negativas são muito mais pronunciadas entre os judeus que se declaram “religiosos”, talvez porque veem ameaçado seu monopólio espiritual em Israel, um país onde o proselitismo está proibido.

Outro foco de tensão provém de israelenses liberais que veem as religiões, qualquer delas, sob uma estrita ótica secular, e cujas críticas ou ridicularização do Cristianismo inflamam a indignação da Igreja.

O caso mais recente ocorreu há duas semanas, quando um comediante ridicularizou Jesus, sobre quem disse que estava “tão gordo que não conseguiu caminhar sobre as águas”, e escreveu que a Virgem Maria “engravidou aos 15 anos de um colega de classe”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/imagem-do-cristianismo-melhora-entre-populacao-judaica-mas-medo-continua.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Lucinho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer
Pastor Hidekazu Takayama

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho