O governador em final de mandato de Jacarta, o cristão Basuki Tjahaja Purnama, foi sentenciado nesta terça-feira (9) a dois anos de prisão pelo crime de blasfêmia, após um longo processo que colocou em questionamento a tolerância religiosa no mais populoso país muçulmano do planeta, a Indonésia.
Dwiarso Budi Santiarto, juiz que comandou o processo, relatou ao tribunal que o governador é “culpado de blasfêmia” e o puniu com “dois anos de prisão”, com prisão imediata. O político cristão, mais conhecido como Ahok, disse que irá recorrer da decisão.
Partidários de uma linha mais rigorosa do Islã, diante do julgamento, celebraram a condenação aos gritos de “Alá é grande”.
Ahok, foi o primeiro governador não muçulmano da cidade em meio século e o primeiro vindo de minoria chinesa. Ele foi indiciado em 2016, acusado de ofender o Islã durante sua campanha de reeleição.
Conhecido por sua sinceridade, Purnama considerou em setembro como falha a interpretação de alguns ulemás (teólogo ou sábio e versado em leis e religião, entre os muçulmanos) de um versículo do Alcorão que afirma que um muçulmano só pode eleger um líder de sua religião.
A Indonésia possui uma população 90% islâmica, e as afirmações do governador resultaram em uma onda de protestos.
Mesmo atuando contra a corrupção e promovendo reformas na caótica cidade de Jacarta, o processo reduziu drasticamente a popularidade do líder cristão. Mês passado acabou perdendo as eleições para o muçulmano Anies Baswedan, ex-ministro da Educação.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.