Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Fiéis progressistas, com postura questionadora e favorável ao diálogo com gays, enfrentam discriminação no meio evangélico

Dentro da quase unanimidade do meio evangélico, existem grupos de apresentam discursos dissonantes da maioria, e são identificados como evangélicos progressistas.

Esses cristãos de pensamento e comportamento questionador, geralmente se apresentam como contrários a uma máxima do meio: a submissão incondicional ao pastor.

De acordo com reportagem do portal IG, os evangélicos progressistas enfrentam preconceitos no meio, e também fora, por fazerem parte da comunidade e estarem todos enquadrados no mesmo grupo aos olhos de quem vê o meio evangélico de fora.

“Infelizmente, a sociedade vê o evangélico como conservador, limitado intelectualmente e manipulável. Mas esta não é uma imagem totalmente verdadeira”, observa Elias Aredes Junior, evangélico e comentarista esportivo.

O cientista social Patrick Timmer é secretário-geral na Aliança Bíblica Universitária do Brasil, em São Paulo, e evangélico praticante. Patrick se considera progressista e afirma que essa definição é bastante ampla: “O termo progressista pode significar muita coisa. Para mim, é não ter uma relação de submissão incondicional com a figura do pastor ou do líder religioso”, enfatiza.

Segundo Patrick, o princípio usado pelos cristãos de Bereia, de ouvir as pregações e “passar pelo crivo das escrituras para ganhar uma interpretação coerente” deve ser valorizado no meio evangélico: “É preciso analisar o contexto, procurar literaturas de apoio, conversar com outras pessoas. O diálogo e o debate sempre ajudam na construção de uma democracia saudável”, opina. “Certas leituras podem levar a uma interpretação equivocada de superioridade de gênero. Mas a submissão para justificar a violência não tem base bíblica”.

Entre os progressistas, há a preocupação que a polarização social de “evangélicos x gays” resuma os dois lados a protagonistas de uma briga interminável. A violência contra homossexuais não é defendida em nenhum dos segmentos evangélicos, porém, os progressistas acreditam que a abordagem dos lideres cristãos deve ser diferente.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“Posso nãoconcordar com a conduta gay, mas o Estado tem a obrigação de assegurar-lhes todos os direitos, inclusive o de manifestação”, diz Elias Aredes Junior. A opinião é compartilhada por Morgana Boostel, missionária da Comunidade Anglicana Neemias: “É inadmissível qualquer tipo de violência contra homossexuais. Isso inclui o preconceito, pois incita a violência”, afirma.

Morgana é também secretária-executiva da Rede Fale, organização que reúne denominações cristãs e que recentemente se posicionou contra o pastor Marco Feliciano na polêmica envolvendo a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

“Estado laico não é a ausência de elementos de fé, mas a possibilidade de expressá-la da forma que cada um considere importante”, entende Morgana.

O cenário social brasileiro, formado por pessoas de diversas etnias e origens, é algo ainda incompreendido pela maioria das igrejas evangélicas, segundo Elias Aredes Junior: “Muitas vezes, a igreja não consegue lidar com este cenário multifacetado. E isso não é bom porque não contempla a diversidade. Quem não estiver dentro de um modelo preestabelecido fica de fora”, detecta, antes de frisar que há exceções: “O pastor da igreja que frequento é aberto ao diálogo e respeita o que eu penso. Uma nobre e gratíssima exceção neste cinturão ditatorial existente na comunidade evangélica brasileira”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/fieis-progressistas-discriminacao-meio-evangelico-54390.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Benny Hinn
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Ingrid Duque
Pastor Adão Santos
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Jorge Linhares
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário David Miranda
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário RR Soares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Camara
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Claudio Duarte
Pastor Lucinho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Mara Lima
Voz da Verdade
Cantora Lauriete
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantora Ana Paula Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Cantor Davi Sacer