Nos anos 1990, um movimento chamado Atletas de Cristo reunia jogadores de futebol e atletas de outras modalidades que se declaravam evangélicos e foi alvo de polêmicas no esporte.
Um dos técnicos de futebol contrários ao movimento, Cassiá Carpes, combateu o modo como os Atletas de Cristo se reuniam e se portavam, e afirmou que sua postura, contrária ao grupo, ajudou a evitar uma divisão maior no futebol. Entre os integrantes do grupo de fiéis, estavam jogadores como Muller e Marcelinho Carioca, por exemplo.
“Naquela época, eles não percebiam o sentido de grupo, se recolhiam, se isolavam. Tudo o que era bom vinha deles, o ruim não, então não tinham conceito de grupo”, criticou Carpes, que atualmente é deputado estadual pelo PTB no Rio Grande do Sul, segundo informações do Uol.
“Dizia na época que não existia um time de Cristo, mas sim um coletivo, cada um com a sua religião. Hoje, entendo que ajudei a desmitificar essa questão”, afirma o ex-treinador, que comandou clubes como Internacional, Grêmio e Ponte Preta.
Carpes, que é católico, diz que o alvo de suas críticas não era a fé dos atletas, mas sua postura nos clubes e nos jogos: “Não tenho nada contra religião. Aliás, se não fosse a religião, o país estava pior, especialmente na questão das drogas. As igrejas têm papel importante. Sou católico não praticante, mas o importante é o caráter, a índole. Às vezes, não precisa ir à igreja para rezar”, disse, citando um exemplo de atleta que entendia seu recado: “Me lembro do Gilson Batata no Rio Branco. Ele era símbolo de garra, raça e era atleta de Cristo. Então, era isso, eu não queria jogador melancólico”, finalizou.Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.