Depois de meses de paz na região, uma pequena bomba explodiu em um porto da cidade de Ambon, província de Molucas, na manhã de 3 de março. Fragmentos de metal e pregos, provenientes da bomba, feriram 13 pessoas, a maioria vendedores e mototaxistas que esperavam seus clientes.
O contato da Portas Abertas na região, Elsye Syauta, da Fundação Parakletos, confirmou o incidente. "A bomba explodiu no horário de pico, assim que um barco estava se aproximando do cais", ela disse.
Elsye também disse que a maioria dos feridos era muçulmana. Apenas um cristão se machucou.
Uma agência de notícias online relatou que líderes políticos temem que esse incidente tenha sido uma tentativa de reacender antigos conflitos religiosos.
Tjahjo Kumolo, do Partido Indonésio pela Luta Democrática, acredita que a explosão esteja ligada a uma rede de terrorismo mais ampla, que tenta recriar as disputas em Ambon. Embora ninguém tenha morrido, a motivação por trás do incidente não deve ser menosprezada. É possível que os perpetradores estejam determinados a perturbar Ambon mais uma vez.
"As forças de segurança devem ser capazes de encontrar os criadores e executores desse atentado, e a sua rede de operações. É impossível que esse incidente seja isolado. Deve existir planos secretos", Tjahjo disse à agência no sábado.
A explosão aconteceu após a polícia ter capturado dezenas de militantes muçulmanos na província vizinha de Sulawesi Central durante os últimos dois meses (leia mais aqui). "Vamos apenas orar para que o que está acontecendo aqui (em Sulawesi Central) não afete a situação em Ambon", disse Elsye Syauta.
Molucas foi o cenário de combates entre cristãos e muçulmanos de 1999 a 2001, combates que mataram cerca de 10 mil pessoas e deixaram centenas de milhares desabrigadas. Similarmente, conflitos religiosos ocorreram em Sulawesi Central de 1998 a 2002, com violência esporádica atingindo os cristãos até o fim de 2006.
Até agora, as comunidades cristãs e muçulmanas em Ambon não mostraram sinais de irritação com o incidente. "Todos entendem que isso foi obra de terroristas", Elsye acrescentou.
Enquanto isso, a polícia começou suas investigações. Uma mídia local informou que, das 13 pessoas interrogadas, duas são prováveis suspeitas do atentado.
Pedidos de oração:
Peça paz sólida e genuína em Ambon - Ore para que o incidente não levante suspeitas entre as comunidades religiosas, já que isso pode trazer os conflitos passados de volta. Ore para que as comunidades cristãs e muçulmanas de Ambon, recém-apaziguadas, permaneçam firmes.
Ore pelas forças de segurança - Peça sabedoria, tolerância e senso de justiça na busca pelos criminosos e de outras pessoas que tentam interromper a paz em Ambon.
Ore pelos cristãos em Ambon - Peça a paz e a proteção do Senhor. Muitos ainda se recuperam do trauma causado pelos conflitos passados. Além disso, ore para que eles sejam canais de paz e bênção na região.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.