Os curdos são um povo fragmentado. Considera-se que eles sejam o maior grupo não-alcançado do mundo sem um país. Eles também não têm amigos: têm forças os ocupando por todos os lados; possuem divisões internas e carregam a culpa de perseguir e matar os cristãos. Uma expressão famosa deles é a seguinte: "Não temos amigos a não ser as montanhas", nas quais eles gastam a maior parte de suas vidas fugindo da aniquilação.
Com uma população de 40 milhões, os curdos estão no Iraque (16%), Turquia (46%), Irã (23%), Síria (7%), Europa (5%) e na ex-União Soviética (3%).
Muitos acham que eles são o mais oprimido de todos os povos. Em 1992, a ONU relatou que 200 mil curdos no Iraque haviam sido assassinados. No Iraque, Saddam Hussein envenenou a cidade de Halabja com gás em 1988, e seis mil pessoas foram mortas. Em 1991, perto da Guerra do Golfo, Saddam destruiu quatro mil vilas e mandou os curdos para 60 lugares diferentes. Redes de televisão em todo o mundo mostravam imagens dos curdos no norte do Iraque fugindo pelas montanhas para a Turquia e para o Irã.
No leste da Turquia, 2.800 vilas foram destruídas na década de 1990, em retaliação aos ataques e às atividades de guerrilha contra as forças do governo turco. Um milhão de curdos emigrou para Istambul e para outras cidades turcas nos últimos dez anos, para recomeçarem suas vidas. Na Síria, qualquer dissente é reprimido brutalmente.
Os curdos afirmam que o Curdistão é sua nação, embora ela não seja reconhecida oficialmente pela ONU. O Curdistão foi varrido da face da terra depois da 1ª Guerra Mundial, quando os aliados mutilaram o Oriente Médio e negaram aos curdos um Estado-nação. Através do século 20, a luta dos curdos por autonomia política e cultural sofreu oposição dos países da região e os curdos sempre são usados como garantia na política regional.
Os curdos são um catalisador regional. A Mesopotâmia, terra nativa deles, tem dirigido os acontecimentos no Oriente Médio desde os primeiros registros da História. Em abril de 1991, depois do levante curdo no norte e dos xiitas árabes no sul contra o governo iraquiano no centro do país, foi implementado um abrigo para os curdos, para que os refugiados recebessem segurança e ajuda humanitária nos campos ao longo da fronteira entre o Iraque e a Turquia.
Sob considerável limitação e contra forte oposição externa e interna, o abrigo curdo tem sido governado com sucesso pelos próprios curdos há uma década. Isso tem trazido relativa paz à área, o que permite aos curdos começarem, de alguma forma, a normalizar suas vidas e sua pátria.
A Portas Abertas apoiará uma campanha de oração feita pela Aliança Curda. Serão sete dias de oração por esse povo, a partir do próximo domingo 11 de março. Em nosso site serão colocados pedidos de oração pelos curdos e mais informação sobre eles.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.