Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Estar lá é a essência da Portas Abertas

O que você fez na República Centro-Africana?
Eu fui à capital Bangui ver de que forma poderíamos apoiar a Igreja que resiste em meio à crise, no intuito de montar um plano de ajuda emergencial. Agora, estamos ajudando 150 pastores através de apoio financeiro. Dessa forma, eles puderam voltar a comprar comida no mercado. Geralmente esses pastores perdem sua fonte de renda por não poderem mais realizar cultos, visto que os membros da igreja tiveram de fugir. Estamos ajudando também com o apoio aos refugiados. As pessoas estão com medo de dormir em suas casas à noite e, muitas vezes, permanecem nas dependências da igreja.

Primeiro ouvimos que os muçulmanos estavam atacando cristãos. Agora o assunto principal é que os cristãos estão expulsando os muçulmanos. De que maneira você viu ou ouviu isso?
A situação é extremamente complexa. Rebeldes Seleka são considerados islâmicos e o movimento de oposição, anti-Balaka, cristãos. Mas as coisas não são tão simples assim. Anti-Balaka é uma expressão de raiva de uma parte da população, principalmente os homens jovens, sobre a brutalidade contínua de rebeldes Seleka. O que começou como autodefesa se ​​degenerou em contra-ataques, saques e assassinatos. Os líderes da Igreja estão condenando a violência que o anti-Balaka está cometendo. Eles insistem que não é um grupo cristão. As pessoas que estão trabalhando na República Centro-Africana condenam completamente a violência.

O que mais impressionou você?
A imprevisibilidade absoluta da violência. Um dia, você acha que está tudo bem, e no dia seguinte o seu cônjuge é assassinado. Atos cruéis estão sendo cometidos com base em rumores, e pessoas inocentes estão sendo mortas. A brutalidade da violência também me impressionou. As pessoas não estão simplesmente sendo mortas. Às vezes, as histórias apontam para mortes através de rituais. Os encontros com as vítimas também causaram uma grande impressão em mim. Falei com várias viúvas. Então, de repente, é mostrada a você a foto de um pastor e seu filho deitados em um caixão.

O que se pode fazer por essas mulheres em momentos como este?
Podemos estar lá e ouvi-las. Esta é a essência do trabalho da Portas Abertas: estar ao lado de cristãos perseguidos. Eu não sou o ocidental branco que dirige por aí a criação de projetos. Eu fui para ajudar pessoas e construir relacionamentos. Nós não estamos lá para uma solução rápida. Procuramos fortalecer a Igreja a longo prazo. Por exemplo, através do apoio a estas mulheres, para que elas tenham um salário, talvez através da concessão de micro-empréstimos para ajudá-las a iniciar negócios. Mas também através de atendimento ao trauma e suporte na reconciliação entre cristãos e muçulmanos.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O que está acontecendo na República Centro-Africana pode acontecer também em outros países africanos?
No ano passado, do nada, o Mali apareceu na Classificação da Perseguição Religiosa. Este ano, foi a República Centro-Africana. Não é impensável que tal cenário aconteça em outros países. Na Guiné, há tensões em certas regiões. Camarões é um país estável, mas o presidente está com 85 anos. O que vai acontecer quando ele precisar ser substituído? É particularmente tenso em lugares onde o islamismo e o cristianismo se encontram, como na Nigéria. Mas na República Centro-Africana, nós não vimos isso chegando. Isso nos fez perceber que devemos manter uma vigilância maior sobre a situação na África. Agora estamos tentando construir redes em outros países para preparar os cristãos para a perseguição que possa surgir.

A República Centro-Africana precisa de paz
A Portas Abertas tem se esforçado para que o trabalho de apoio a vítimas de situações traumáticas na República Centro-Africana gere muitos frutos e restaure muitas vidas. Para isso, contamos com você! Estenda a mão para a Igreja centro-africana e ajude-nos a abençoar famílias de pastores e outros líderes cristãos.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2014/04/3098291/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Lucinho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer
Pastor Hidekazu Takayama

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho