Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Emenda torna lei anticonversão mais rígida em Madhya Pradesh

Apesar de o relatório de uma equipe representante da minoria nacional confirmar a violência contra os cristãos em Madhya Pradesh, o governo do Estado aprovou, em 25 de julho, uma emenda que torna mais rígida a lei anticonversão, que aumentou a perseguição aos cristãos.

A emenda, apresentada à Assembléia em 21 de julho, exige que clérigos e "potenciais convertidos" notifiquem as autoridades da intenção de mudar de religião um mês antes da "cerimônia de conversão". Na forma atual, o Ato de Liberdade Religiosa de 1968 exige que a notificação seja enviada à magistratura distrital no prazo de sete dias depois da conversão.

A informação antecipada deve trazer o nome e endereço da pessoa que se converte, além da data e local da cerimônia de conversão. A partir daí, as autoridades decidem se a conversão foi "forçada" ou aconteceu "por aliciamento".

A penalidade por deixar de notificar à administração é de até um ano de prisão ou multa de até mil rúpias (21 dólares), ou ambas.

Aprovação controversa

Apresentada pelo ministro do Interior Nagendra Singh, a emenda foi aprovada por aclamação, sem ser discutida, em meio ao tumulto na Assembléia provocado por membros oposicionistas do Partido do Congresso, segundo informou a agência de notícias Indo-Asian. A emenda precisa ser assinada pelo governador antes de se tornar lei.

"Isso viola o direito fundamental das pessoas, já que o governo é que passa a decidir se uma pessoa pode se converter ou não", declarou Indira Iyengar, membro da Comissão de Minorias de Madhya Pradesh.

Ela questionou a necessidade da emenda. "Apesar do fato de numerosos casos terem sido registrados contra os cristãos sob acusações de conversão, ninguém foi condenado por uma corte", ela disse. "Dá impressão de que isso serve para dar aos fundamentalistas uma ferramenta para agredir os cristãos".

O partido Bharatiya Janata (BJP), ligado aos extremistas hindus, tem maioria na assembléia estadual.

Conivência da polícia

Defensores da emenda disseram que ela era necessária porque a lei atual não exige a notificação antecipada, essencial para prevenir conversão por força, indução ou fraude.

Eles também citaram reportagens sobre conversões de povos tribais, principalmente ao cristianismo, e o freqüente confronto entre missionários e "ativistas hindus" como evidência da necessidade da legislação.

Frequentemente os extremistas hindus invocaram a lei estadual "anticonversão" como um meio de incitar as multidões contra cristãos ou para prendê-los sem provas. Dois membros da Comissão Nacional para as Minorias, Harcharan Singh Josh e Lama Chosphel Zotpa, visitaram Madhya Pradesh e o Estado vizinho de Chattisgarh, de 13 a 18 de junho, para investigar relatos dos crescentes incidentes de violência anticristã.

"Obviamente, a vida dos cristãos se tornou horrível nas mãos dos vilões em conivência com a polícia", registrou a comissão em seu relatório. "Existem alegações de que quando as atrocidades contra os cristãos são cometidas por esses elementos, a polícia permanece como mera espectadora e, em certos casos, sequer registra os boletins de ocorrência".

Desapontamento

Em alusão à lei anticonversão, o relatório recomendou que "em um país secular como a Índia, o direito fundamental de professar e praticar uma religião não deve ser desrespeitado".

O relatório concluiu que se nenhuma ação severa for tomada contra os "responsáveis pela desarmonia religiosa e se suas atividades não forem cortadas pela raiz, isso acarretará uma conseqüência adversa para as minorias".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Entre outros incidentes de cristãos presos sob a lei anticonversão, em outubro passado um trabalhador cristão foi preso em Indore, Madhya Pradesh, depois que membros do Dharma Raksha Samiti (DRS ou Comitê de Proteção Religiosa), um grupo extremista hindu, cercou a delegacia de Heera Nagar protestando contra "conversões". John, que administrava três escolas para crianças, foi acusado de converter 11 crianças, com idades entre 5 e 10 anos, apesar de nenhuma delas ter se convertido ao cristianismo ou reclamado de tentativa de conversão. (Leia essa notícia aqui.)

O ministro chefe Shivraj Singh Chouhan, entretanto, negou que os cristãos enfrentem perseguição no Estado. "Não há importunação; a justiça é feita a todos. Não há discriminação no campo religioso ou público", ele declarou à agência Indo-Asian, em 23 de julho.

No debate que surgiu depois da introdução da emenda, a Comunidade Evangélica da Índia resumiu seu desapontamento com os oponentes da legislação.

"Enquanto existe a necessidade de providenciar proteção à comunidade em meio à crescente violência anticristã, o governo do Estado, em vez disso, prefere tornar a lei anticonversão mais severa", declarou a organização em um pronunciamento em 22 de julho. "Isso é claramente uma interferência da administração no direito das pessoas de escolher sua religião".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/07/noticia2826/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Abílio Santana
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Missionário RR Soares
Pastor Benny Hinn
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastor Billy Graham
Pastor Claudio Duarte
Pastor Carvalho Junior
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva
Missionário David Miranda
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Jorge Linhares
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Fernandinho
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantora Lauriete
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Renascer Praise
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Cassiane
Cantor Regis Danese
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento