O pastor americano Donald Ossewaarde, que foi acusado de realizar cultos domésticos e de divulgar as reuniões, foi a uma audiência de apelação na última sexta-feira (30). A nova lei "anti-terrorismo" da Rússia determinou sérias restrições à liberdade religiosa, proibindo reuniões em casas e regulando a propagação do cristianismo.
Donald é um missionário batista independente que vive em Oryol, cidade na Rússia, há 15 anos. Ele foi acusado e condenado em agosto. "Fui acusado de colar dois folhetos evangelísticos em um quadro de avisos na entrada de um prédio e de realizar um culto religioso em uma casa particular. Disseram que isso era uma violação da nova lei anti-terrorismo", disse em seu site.
O pastor de 55 anos, que vive na Rússia com sua esposa, foi preso no dia 14 de agosto e multado em 40 mil rublos, cerca de 2.700 reais. "A acusação também alegou que eu estava em falta por não notificar o governo antes de começar minhas atividades com o grupo religioso", diz ele.
Novos elementos
Falando sobre a audiência de apelação, o pastor escreveu: "A polícia inseriu novos elementos de prova, que deveriam ter sido apresentados desde o início. Eles trouxeram documentos para mostrar que eu sou afiliado da BIMI (Missões Batistas Internationais) de Chattanooga, Tennessee (EUA). Disseram que essa era mais uma prova de que eu estava agindo como um agente estrangeiro, representando uma organização religiosa”, disse.
“Meu advogado e eu estávamos dando um tempo para examinarem os documentos. Os oficiais disseram no tribunal que a BIMI é uma organização de serviços que recolhe doações e envia para mim, além de fornecer outros serviços de apoio. Eu não sou um empregado da BIMI, e muito menos aprendi qualquer doutrina deles. Eu certamente não estou tentando levar os russos para se juntarem a BIMI. Pela própria definição da lei da atividade missionária, eu não fiz nada ilegal", declarou.
O pastor falou ao site “Baptist Press” por telefone. "Eu realmente acho que a situação política na Rússia chegou a um ponto onde eles vão se livrar de mim, de uma forma ou de outra", comentou. "Então, eu realmente decidi acabar com minhas operações aqui. É triste, porque existem pessoas que realmente gostam do que eu faço", continuou.
A legislação proíbe o exercício de qualquer atividade missionária em áreas residenciais, e também exige que os crentes que querem compartilhar sua fé com os outros, mesmo na Internet, possuam certos documentos fornecidos por uma associação religiosa. A nova lei prevê multa para infratores que sejam da Rússia. Multas maiores podem ser aplicadas no caso de uma organização. Os missionários estrangeiros podem ser deportados.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.