Duas novas cavernas que poderiam conter os Manuscritos do Mar Morto, os mais antigos textos bíblicos existentes, foram descobertas na Cisjordânia, em Israel.
Arqueólogos que trabalham perto de Qumran chamaram as cavernas de 53b e 53c, informou a Live Science, e estão investigando-as sobre o que pode vir a ser novas descobertas importantes relacionadas aos primeiros dias da Bíblia.
Os mais de 900 fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto foram encontrados há mais de meio século em 11 cavernas e têm sido objeto de grande pesquisa científica e interesse. Uma 12ª caverna contendo outro pergaminho foi encontrada em 2017, levando os arqueólogos a suspeitar que mais cavernas com pergaminhos pudessem ser descobertas.
As cavernas recém-descobertas não estão apenas perto da 12ª caverna, mas também contêm pistas que apontam para o que poderiam ter contido no passado, disseram os arqueólogos Randall Price of Liberty University, na Virgínia, e Oren Gutfeld, da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Os pesquisadores conseguiram encontrar uma panela de bronze e "grandes quantidades de cerâmica representando recipientes, frascos, copos e panelas, e [os pesquisadores também encontraram] fragmentos de tecidos, cordas trançadas e cordas". Uma lâmpada a óleo perto da caverna também foi descoberta.
"Nós não analisamos toda a cerâmica desta caverna (53b), por isso não sabemos se um frasco de rolagem estava presente", disse Price.
Como existem semelhanças entre os tecidos, e cordas encontrados na 53b e aqueles na caverna 12, existe a possibilidade de que a caverna recém-descoberta também armazene pergaminhos, sugeriu ele.
Outro achado importante na 53c foi o fragmento de um frasco de rolagem, sugerindo que os pergaminhos de fato foram armazenados em algum ponto da caverna.
A maioria dos 900 fragmentos confirmados do manuscrito do Mar Morto foi escrita em pele de animal e papiro em hebraico, aramaico e grego. Eles estavam escondidos nas cavernas por volta de 68 aC, a fim de protegê-los dos soldados romanos, e permaneceram ocultos até 1947.
Pesquisadores israelenses decifraram uma das últimas partes remanescentes dos Manuscritos do Mar Morto em janeiro de 2018. A equipe da Universidade de Haifa reuniu mais de 60 pequenos fragmentos de pergaminho, concluindo que os textos apontam para antigos festivais judaicos que não são mais observados.
Os festivais, como o New Wheat, o New Wine e o New Oil, faziam parte de um calendário único de 364 dias. Eshbal Ratson e o professor Jonathan Ben-Dov, da Universidade de Haifa, observaram na época que a antiga seita judaica usava a palavra "Tekufah" para marcar a transição entre as estações do ano.
Outros pergaminhos, como uma coleção revelada em outubro de 2016, contêm escritos sobre as promessas de recompensa de Deus para aqueles que obedecem aos 10 mandamentos.
"Se você andar de acordo com minhas leis, e guardar meus mandamentos e implementá-los, então eu concederei suas chuvas em sua estação, para que a Terra produza seus frutos e as árvores do campo seus frutos", diz um dos fragmentos traduzidos.
"Eu concederei paz na terra, e você se deitará sem ser perturbado por ninguém; e eu exterminarei feras cruéis da terra, e nenhuma espada atravessará sua terra. Eu olharei com favor sobre você, e farei você fértil e multiplicará você."
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.