Pessoas que passaram a vida fazendo o bem e procurando ajudar o próximo: são esses os santos não canonizados lembrados pela Igreja Católica neste sábado (1º), Dia de Todos os Santos. Segundo a Igreja, a data celebra católicos e não católicos que dedicaram a vida ao próximo. O Dia de Todos os Santos é comemorado pela Igreja com missas e orações.
“A Igreja acredita que no céu estão todos que viveram bem sua vida, não apenas os canonizados, que já têm dias especiais durante o ano. O Apocalipse diz que no céu há uma multidão, de todos os povos e línguas. São pessoas que fizeram o bem na Terra”, afirma o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A festa, como um dia especial, começou a ser celebrada no século 4, em Antioquia. A partir do século 9, de acordo com Haas, ficou estabelecida a celebração no dia em 1º de novembro e estendida oficialmente para as igrejas católicas de todo o mundo. Segundo ele, não há uma razão específica para o Dia de Todos dos Santos ser celebrado nesta data.
“A Igreja considera santas as pessoas que viveram como nós, com dificuldades, mas lutaram e foram exemplos do bem em sua trajetória. Ao contrário do que alguns dizem, a Igreja católica não adora os santos, apenas temos consideração pelas lições de fé que nos deixaram e prestamos essa homenagem”, diz o assessor litúrgico.
Finados
O Dia de Todos os Santos antecede a celebração do Dia de Finados, que acontece no domingo (2). Ainda segundo Haas, o Dia de Finados também lembra as pessoas falecidas, mas geralmente se restringe a pessoas mais próximas de nós.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.