Os cristãos têm sido perseguidos de maneira aterrorizante no norte da Nigéria. Recentemente, igrejas foram queimadas, adolescentes cristãos foram seqüestrados por muçulmanos, e outros cristãos foram assassinados.
Onda de perseguição
A agência de notícias Compass Direct reportou um desses incidentes em 21 de março, quando Christianah Oluwatoyin Oluwasesin, professora de uma escola pública de ensino médio em Gandu, Estado de Gombe, preparava-se para supervisionar uma prova (leia mais).
Para evitar que os alunos colassem, ela recolheu as bolsas de todos os alunos antes de a prova começar, como é de costume se fazer, e as colocou na frente da sala de aula. Uma garota reclamou que seu Alcorão, que estava dentro da bolsa, havia sido profanado porque a professora cristã havia segurado a bolsa. Os alunos muçulmanos - maioria da turma - começaram a gritar "Allahu Akbar ", e outro professor conseguiu resgatar Christianah Oluwasesin e levá-la para a sala do diretor.
Muçulmanos, então, correram o dentro da escola, apedrejaram o prédio e os funcionários. Christianah foi arrastada para fora e assassinada. A Capela Evangelho, onde Christianah Oluwasesin (casada e com dois filhos) dava aulas na escola dominical e participava do ministério de oração, está chocada e em luto. Dois dias mais tarde, uma igreja da denominação Igreja Evangélica do Oeste da África, naquela região, foi incendiada. A igreja tinha cerca de 500 membros.
Eleições
No dia 14 de abril, os nigerianos irão eleger o governo dos Estados, e, em 21 de abril, voltarão às urnas para a eleição presidencial. Essa será a primeira vez que o poder será passado de um presidente eleito para outro, mas a situação é espantosa.
O partido do presidente Obasanjo, o PDP, lançou o candidato favorito de Obasanjo, o débil e relutante Umaru Musa YarAdua (que queria que Obasanjo lutasse por uma segunda reeleição, o que é inconstitucional). Como Umaru é acanhado, muitos acreditam que ele, governador do Estado de Katsina que implementou a sharia em 2000, é apenas um fantoche.
Há outros dois concorrentes. Muhamadu Buhari é um radical islâmico pró-sharia, general aposentado e ex-ditador militar, que perdeu as eleições para Obasanjo em 2003. O outro é o atual vice-presidente Atiku Abubakar, também muçulmano.
Buhari conta com o forte apoio dos muçulmanos do norte, mas apenas lá. Como vice-presidente, entende-se que Abubakar deve ser o sucessor natural, mas uma grande discussão entre Obasanjo e Abubakar o deixou lutando por sua vida política nos tribunais. Se Abubakar for cassado, a grande ameaça é que ele se alie a Buhari em troca de imunidade à perseguição política.
Para compensar, o PDP pode oferecer a outros candidatos imunidade de acusações de corrupção em troca do apoio deles a Umaru. Um candidato não muçulmano considerado inteligente e íntegro é Patrick Utomi, mas acredita-se que ele não tenha muitas chances por seu partido ser um partido nanico (o Congresso Democrático Africano).
Disputas no Delta do Níger
Enquanto isso, a região mais volátil, o Delta do Níger, está para explodir. Um grupo que se auto-intitula Coalizão de Forças do Delta do Níger' emitiu um ultimato ao governo nigeriano, exigindo a retirada das forças de segurança da região, caso contrário ele poderá enfrentar uma guerra.
O maior grupo militante armado da Nigéria é a Força Voluntária do Povo do Delta do Níger. É digno de atenção notar que o líder da Força Voluntária, Mujahid Dokubo-Asari (preso em 2005 por traição), é um muçulmano devoto e afirma publicamente apoiar Osama bin Laden, com quem já foi visto em relacionamentos financeiros e pessoais.
Asari, nascido em uma família cristã, mudou seu nome depois de se converter ao islamismo. Seu pai é um juiz da Alta Corte. A situação do Delta do Níger é outro exemplo da assoicação entre o separatismo e o imperialismo islâmico.
Pedidos de oração:
Peça a Deus para confortar a família de Christianah Oluwasesin e seus irmãos da Capela Evangelho.
Peça conforto e paz para todos os cristãos perseguidos e amedrontados no norte da Nigéria, onde a perseguição é sistemática e brutal.
Rogue a Deus para estar ao redor de seu povo em meio a julgamentos e terror, protegendo-o de forças hostis.
Ore pelas eleições, para que Deus levante o seu escolhido, um "Ciro" que seja usado pelo Senhor para guiar essa nação de 130 milhões de pessoas (metade é muçulmana), cuja maioria quer paz, justiça, igualdade, liberdade e progresso.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.