Líderes de igrejas cristãs, das comunidades muçulmana e judaica decidiram criar, na segunda-feira, 23, o Conselho de Religiosos pela Paz em El Salvador. O organismo tem por objetivo dar testemunho de unidade e elevar uma só voz diante dos problemas estruturais que atingem a população salvadorenha.
Há religiões em demasia para nos odiar e poucas religiões para nos amar, disse o reverendíssimo Martín Barahona, bispo anglicano de El Salvador e presidente do Conselho Nacional de Igrejas (CNI). Com esse encontro pretendemos dar testemunho de unidade e promover a paz, manifestar-nos contra todo tipo de violência, num país onde o desrespeito à vida é parte da vida diária, acrescentou.
Para o bispo Medardo Gómez, da Igreja Luterana, esse é um esforço globalizador de Deus na medida em que é uma força multireligiosa. O líder da comunidade muçulmana, Ernesto Abdalá Abbas, disse que há muitos problemas da sociedade que esse grupo deveria tratar. Citou, como exemplo, a educação deficiente no país. A pastora luterana Cecilia Alfaro lembrou que é preciso reclamar da ética dos governantes.
Estiveram presentes o reverendo Santiago Flores, da Igreja Reformada; Claudia Campos e Armando Ramírez, da Igreja Batista; Ernesto Abdalá Abbas e Abderrahma Agdad, da comunidade árabe salvadorenha; o rabino Pablo Berman e Claudio Kahn, da comunidade israelita de El Salvador; dom Ricardo Uriostes, da Igreja Católica; as pastoras Cecilia Alfaro e Abelina de Gómez e o bispo Medardo Gómez, da Igreja Luterana; o bispo Martín Barahona e os pastores Luis Serrano, Germán López e o leigo Leonel Marquez, da Igreja Anglicana.
Na reunião, presidida por Elías Szczytnicki, coordenador regional para a América Latina e o Caribe da Conferência Mundial de Religiões pela Paz (WCRP, a sigla em inglês), acordou-se que a Igreja Anglicana, a comunidade judaica e a comunidade árabe coordenarão futuras convocatórias do recém-constituído organismo.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.