Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Criminalista afirma que se for comprovado que Mundial pediu a fiéis para fingirem milagres, igreja pode ser enquadrada por "associação criminosa"

A denúncia de que a Igreja Mundial estariaforjando milagres de cura e libertação para atrair novos fiéis através de manipulação e assim, aumentar sua arrecadação e financiar os programas de TV da denominação, foi tema de um artigo do advogado criminalista Euro Bento Maciel Filho.

No texto, publicado pelo site Congresso em Foco, Maciel faz considerações a respeito das implicações legais caso se confirme que a Mundial forjava milagres.

“No Brasil, o direito penal não tolera um crime cometido por algum suposto motivo religioso. O Estado deve reprimir o crime praticado nessas circunstâncias da mesma forma e com o mesmo rigor com que reprime o delito cometido em circunstâncias ‘normais’”, conceituou o advogado.

De acordo com Maciel, fazer os fiéis se passarem por “’enfermos curados, ex-drogados e aleijados’ para assim ‘conseguir convencer mais pessoas a contribuírem financeiramente’” é um crime previsto em lei. “Analisando tal comportamento sob o aspecto eminentemente penal, de forma fria e sem qualquer preocupação religiosa, tal fato, se confirmado, pode, efetivamente, ser definido como um crime previsto em nossa legislação. Sob um olhar inicial, partindo do princípio de que o ‘teatro’ promovido pelos tais falsos ‘enfermos curados, ex-drogados e aleijados’ serviria como meio para incrementar as doações, fica fácil perceber que tudo não passaria de uma grande fraude”, observou.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O criminalista ainda afirma que, “o leigo, ao menos num primeiro momento, definisse aquela conduta como crime de estelionato”, em que a “pena de prisão pode variar de um a cinco anos de reclusão, além da pena de multa”, mas pondera que, nesse caso, o crime é outro: “Como o número de vítimas seria indeterminado, a fraude eventualmente perpetrada por pastores e pelos tais falsos ‘enfermos curados, ex-drogados e aleijados’, cujo fim, na realidade, é o de retirar dinheiro do povo, poderá ser definida como crime previsto na Lei 1521/1951 (crimes contra a economia popular)”, que tem pena prevista de “06 meses a 2 anos, e multa”.

Embora a pena prevista em lei seja menor, a punição se estenderia a cada um que participou da ação e seria aplicada por um segundo crime: “É bom que se diga que não apenas os pastores, mas também os falsos ‘enfermos curados, ex-drogados e aleijados’ e todos os demais envolvidos (ou seja, todos aqueles que têm ciência da fraude) poderão ser responsabilizados criminalmente, nos termos do artigo 2º, inc. IX, da Lei 1521/51 […] Além do crime contra a economia popular, os agentes também poderão ser responsabilizados pelo crime de associação criminosa (art. 288, caput, do Código Penal), que substituiu o antigo delito de quadrilha, cuja pena privativa de liberdade pode variar entre 1 a 3 anos de reclusão”, escreveu Maciel.

Em sua opinião, o advogado alerta para a possibilidade de a fé ser usada para manipular pessoas, mas pondera que há punições previstas em lei: “Como se vê, embora muitos tenham a igreja ou a religião como puro ‘negócio’, fato é que o abuso da crença alheia, mediante fraudes e simulações, configura crime e pode, de fato, sujeitar seus autores à pena de prisão”.
Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/criminalista-igreja-mundial-enquadrada-associacao-criminosa-62298.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Claudio Duarte
Pastor Carvalho Junior
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Abílio Santana
Pastor Lucinho
Pastora Joyce Meyer
Pastor Yossef Akiva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Josué Gonçalves
Missionário RR Soares
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Camara

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantor André Valadão
Cantora Karen Martins
Cantora Damares
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Cantor Fernandinho
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Cassiane
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão