Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Condenada a assinatura de lei de restrição religiosa

“A nova Lei contradiz os padrões dos direitos humanos internacionais – e ela não é a única Lei que tem sido assinada que o faz,” disse Aziza Abdirasulova, defensora de direitos humanos. Ela afirma que a sociedade civil e comunidades religiosas menores “foram colocadas de lado” enquanto a lei era preparada. “Não houve uma linguagem comum entre a Muftiate (A liderança espiritual estatal e favorecida islâmica) e a Igreja Russa Ortodoxa – que deu apoio a Lei.”

Jens Eschenbaecher, Porta-Voz da OSCE, disse que “o Escritório para Instituições Democráticas e Direitos Humanos (EIDDH) está pronto para continuar o trabalho com as autoridades em quaisquer esforços futuros para alterar a Lei e torná-la totalmente consistente com os compromissos do Quirguistão como um Estado participante do OSCE.”

As disposições que tem causado preocupação às comunidades religiosas e aos defensores dos direitos humanos incluem: proibição de que crianças estejam envolvidas em organizações religiosas; proibição à “ação agressiva focada no proselitismo”; proibição na distribuição de literatura religiosa, material impresso e material religioso de áudio e vídeo; e registro obrigatório de todas as organizações religiosas.

“Sob essa nova lei, nós não teremos o direito de funcionar como também não temos os 200 membros necessários”, disse Synarkul Muralieva (Chandra Mukhi), líder da pequena comunidade Hare Krishna de Bishkek. “Nós não estamos sozinhos – Todas as pequenas comunidades religiosas terão que cair na ilegalidade.” Ela disse crer ser inútil escrever ao Presidente para solicitar alterações ou abolições na nova Lei. “Seria estúpido – a máquina governamental simplesmente nos impôs isso.”

O líder Adventista do Quirguistão, Igor Vasilchenko também discordou da nova proibição sobre a declaração de fé de cada um. “Isto é contra a Constituição, que proclama que nós podemos seguir qualquer fé,” ele declarou. “Nós devemos como cristãos testemunhar a nossa fé. Agora há uma contradição entre a Constituição e a Lei.”

Ecoando sua preocupação sobre a proibição de divulgação da fé de cada um, há um membro da comunidade Baha´i, que pediu para não ser identificado. “Nós não temos certeza de como seremos tratados se falarmos para alguém sobre nossa fé,” contou o Baha´i. “Será esse comportamento tomado como propaganda ilegal?” O Baha´i disse que cada crente religioso terá que tomar mais cuidado agora. “Nós não poderemos dizer o que quisermos dizer, e não poderemos ouvir aquilo que queremos ouvir.”

Um membro do Conselho das Igrejas Batistas – que se recusa a fazer seu registro junto às autoridades – disse que eles também estão preocupados com esta nova lei. “As autoridades estão tendenciosas a tentar tomar algumas medidas contra nós, especialmente enquanto nós nos recusamos a fazer o registro,” afirmou um membro da igreja. “Mas nós descansamos no Senhor e permaneceremos fiéis a Ele.”

Aleksandr Shumilin lidera a maior união batista, a qual tem mais de 300 congregações registradas no país. Ele contou que a União, por “unanimidade”, considera a nova Lei como inconstitucional e uma violação aos direitos humanos. Ele argumenta que a nova Lei levará os fiéis à clandestinidade “já que não se pode impedir as pessoas de crerem”. Ele disse que a União Batista pretende desafiar a Lei no Tribunal Constitucional do país.

O anúncio enfatiza que “atrair crianças para dentro de organizações religiosas não é permitido, e ações insistentes direcionadas a fazer com que pessoas mudem de religião (proselitismo) estão proibidas”. E acrescenta que “a distribuição de literatura, impressos, materiais de áudio e vídeo de caráter religioso em locais públicos (em ruas e estradas), praças, instituições de ensino, escolas e estabelecimentos de ensino superiores estão proibidos”. Ele especifica que a Lei “determina controle (oficial) sobre as atividades de organizações religiosas”.

À luz dessas preocupações, empresas estatais conduziram uma análise das “mais controversas disposições”. Sua análise rejeitou preocupações sobre a exigência de 200 membros para que as instituições funcionem, afirmando que esta ordem só será usada por novas comunidades religiosas e não terá força retroativa para comunidades que já tem registro que prosseguirão com seu funcionamento permitido mesmo se neste momento tiverem menos de 200 membros.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Da mesma forma, preocupações sobre a proibição de ser permitido a cada um divulgar sua própria fé foram varridas para debaixo do tapete, afirmando-se que isto “não pode ser considerado como uma limitação sobre os direitos de organizações religiosas e dos crentes”. Isso leva a afirmação que as “condições” atuais no Quirguistão com “relações inter-confessionais tensas” nos últimos sete anos durante o enterro da fé morta e já substituída – “por exemplo, partindo do islamismo para a Igreja Batista” – justifica a proibição do “proselitismo”. Acrescentou ainda que as definições nestas disposições textuais da Lei necessitam de mais precisão.

O anúncio alegou que, dado o "balanço positivo" da Lei, o presidente decidiu assiná-la. Contudo, à luz dos apelos individuais, o anúncio dizia que o Presidente Bakiev instruiu o governo e os “órgãos competentes” a criar uma comissão mista com participantes de comunidades religiosas inominadas para considerar os pontos levantados em apelações a ele e “em caso de necessidade, solucioná-las do modo estabelecido”.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/01/noticia5064/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Camara
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo César Augusto
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Ingrid Duque
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Geziel Gomes
Pastor Elson de Assis
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Joyce Meyer
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilmar Santos
Missionário RR Soares
Pastor Billy Graham
Pastor Benny Hinn
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Abílio Santana
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lea Mendonça
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Mara Lima
Cantor Davi Sacer
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares
Cantora Karen Martins
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Nivea Soares
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cantora Cassiane
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese