Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Concepções errôneas nas raízes do extremismo hindu

Nas últimas semanas, organizações hindus extremistas como a Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS ou Corporação de Voluntários da Índia) viraram notícia por organizarem o controverso "Shabri Kumbh" ou congresso de "reconversão" hindu, no distrito de Dangs, em Gujarat. A história por trás da RSS esclarece sobre como se tornou tão agressiva ao depreciar o cristianismo.

A RSS foi fundada em setembro de 1925 com a intenção declarada de fortalecer as raízes culturais hindus na Índia.
 
De acordo com seu site oficial, a organização se posiciona contra a "erosão da integridade da nação em nome do secularismo, economia e depravação moral, e incessantes conversões ao cristianismo, do ambiente hindu". O site prega a proteção do caráter nativo do povo da Índia e o combate à "depreciação patrocinada pelo Estado de tudo que faz referência ao hindu ou "Hindutva" ".

Dr. Keshav Baliram Hedgewar, membro fundador e referência da RSS, pertenceu ao Partido do Congresso da Índia mas foi isolado por amigos do próprio partido por causa de seu pensamento hindu radical. Ele se opôs fortemente à divisão da Índia em 1947 e à criação do estado islâmico do Paquistão. Os anos que se passaram após a divisão fincaram as raízes do RSS como um grupo extremista que visava uma sociedade exclusivamente hindu.
 
Dentro do objetivo

A RSS se proclama uma organização social, e suas atividades tinham originalmente natureza social; os membros da RSS ajudaram centenas de refugiados hindus que vieram para a Índia após a criação do Paquistão. (Centenas de muçulmanos, simultaneamente, deixaram a Índia para ir para o Paquistão). Membros da organização também providenciaram auxílio às vítimas de agressões e de desastres naturais, e voluntários estabeleceram escolas pelo país - apesar de muitas destas escolas terem uma orientação claramente "hindutva".

A RSS foi associada com o assassinato de Mahatma Gandhi em 1948, e, subsequentemente, foi banida por alguns anos. Os membros permaneceram fora de objetivos políticos até 1952, quando a liderança decidiu que a RSS precisava de um braço político.
 
O partido Jan Sangh já era formado nessa ocasião e transfomou-se no Bharatiya Janata Party (BJP) em 1980. A RSS The RSS apoiou a campanha do BJP para construer um templo hindu em um terreno de uma mesquite do século 16 em Ayodhya.
 
Uma ampla e agressiva campanha levou à demolição de uma mesquita em 1992 e um sangrento conflito hindu-muçulmano. O BJP ganhou vantagem através desta campanha e foi eleito para o governo federal em 1998, permanecendo no poder até que foi duramente derrotado em abril de 2004. Entretanto, o partido ainda governa em vários estados.

"O BJP não pode vencer a eleiçãosem a ajuda dos quadros da RSS", afirmou o analista político Yashwant Deshmukh. "Seus membros e simpatizantes estão em todo o território da Índia, em vilas e em pequenas e grandes cidades."

Campanha contra os cristãos

Nos últimos anos, a RSS e os grupos afiliados se tornaram conhecidos pela campanha virulenta contra a conversão dos hindus ao cristianismo. A RSS acusou missionários de administrarem organizações de serviço social e de oferecerem dinheiro ou emprego como um meio de persuadir as pessoas a aceitarem a fé cristã.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Membros da RSS e grupos afiliados, tais como Bajrang Dal e Vishwa Hindu Parishad (VHP ou Conselho Mundial Hindu) foi responsável por numerosos ataques violentos a missionários cristãos, fiéis e locais de culto desde 1998. No incidente mais divulgado pela mídia, membos do Bajrang Dal queimaram o missionário australiano Graham Staines e seus dois filhos adolescentes, levando-os à morte, em janeiro de 1999, enquanto eles dormiam dentro de um carro estacionado.

Os extremistas também promovem acampamentos e cerimônias de "reconversão" rotineiramente, onde eles dizem que levam os cristãos a "reconversão" à comunidade hindu. Apesar da clara evidência de seu envolvimento, a RSS nega sua participação nestas atividades. Entretanto, proíbem abertamente as conversões forçadas.

Ódio nascido de concepções errôneas

Líderes cristãos disseram que os membros da RSS sentem-se "privados de seu direito de governar a Índia".

"Eles têm concepções errôneas sobre nação, religião e identidade", afirmou John Dayal, presidente da União Católica Toda Índia. "São esses mal-entendidos que os movem. Esse super-patriotismo irá matar a Índia. Isso dificulta o desenvolvimento e divide as pessoas."

John Dayal pode ter orgulho de sua nacionalidade, ele diz, mas os ataques extremistas contra os cristãos provêm de noções incorretas da identidade e superioridade da Índia.

"Meu argumento é que a minoria também é cidadã da Índia, e seus direitos como cidadãos são irrevogáveis," ele disse.

Sobre os esforços inadequados do governo para estancar esse ódio, John Dayal apontou o recente evento no distrito de Dangs como um exemplo, dizendo que o governo federal deveria ter impedido o governo do Estado de Gujarat de prosseguir com o festival.

Na opinião do líder cristão, o governo nacionalista hindu "falhou miseravelmente" em seus deveres para com a Índia, por terem "esquecido seu juramento de assegurar a Constituição".

A Constituição da Índia garante liberdade de crença religiosa para todos os cidadãos - uma provisão amplamente ignorada pelos grupos extremistas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/03/noticia2462/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Oseias Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Geziel Gomes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo César Augusto
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Helena Tannure
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Elson de Assis
Pastor Lucinho
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Pastor Benny Hinn
Pastor Jorge Linhares
Pastor Márcio Valadão
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Adão Santos
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Bispo Rodovalho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Mara Lima
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise