Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Causa de cristãos dalits pode beneficiar 16 milhões de indianos

Um relatório favorável à causa dos cristãos dalits, da Comissão Nacional de Religiões Minoritárias da Índia (sigla NCRLM, em inglês), trouxe esperança para os 16 milhões de indianos de castas inferiores (dalits) que não têm os mesmos direitos dos demais cidadãos do país e aguardam uma audiência na Suprema Corte, em 19 de julho.

A Comissão Nacional de Religiões Minoritárias recomendou a anulação de uma cláusula contida na Constituição da Índia que determinava a assistência do governo apenas aos dalits hindus, siks e budistas, segundo informações publicadas pelo jornal The Times of India, na edição do dia 22 de maio.

O chefe da NCRLM é o juiz aposentado da Suprema Corte, Rangnath Mishra. Por isso, a comissão ficou conhecida como Comissão Mishra.  Negar direitos aos dalits que deixam o hinduísmo é uma violação constitucional contra uma garantia de não-discriminação religiosa em todos os sentidos, defende Rangnath Mishra.

De acordo com o presidente do Conselho Cristão Para Toda a Índia (AICC, sigla em inglês), doutor Joseph DSouza, esse é o primeiro passo para aproximar a justiça de todos os dalits. Ele prevê que a vida da comunidade dalit poderá mudar drasticamente. Será o fim de décadas e décadas de discriminação religiosa contra a casta mais inferior da sociedade hindu, afirma.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


No entendimento do doutor John Dayal, do Conselho de Integração Nacional do Governo da Índia, o parecer da Comissão Mishra, é a primeira vitória dos cristãos dalits. Ele prevê que o governo deverá reverter uma injustiça histórica e dar aos cristãos dalits e muçulmanos os direitos originais previstos para todos os cidadãos em lei.

Entenda a lei

A cláusula em questão contida na Constituição da Índia, conhecida como Ordem Presidencial de 1950, prevê apenas aos dalits hindus uma vaga em instituições educacionais e empregos no governo, dentre outros benefícios. Uma emenda constitucional, em 1956, incorporou os siks e os budistas. Por isso os dalits que se convertem ao cristianismo ou ao islã perdem o status de casta programada -  termo usado na Constituição para definir os limites dos direitos deles.

Os dalits são conhecidos também como intocáveis por ocuparem o nível mais baixo do sistema de castas hindu. Por serem considerados impuros, ficam restritos à prática de serviços considerados menores. Muitos deles só saem de casa à noite.

Estima-se que mais de 65% dos cristãos da Índia sejam dalits. Os cristãos representam apenas 2,3% de uma população estimada em 1 bilhão de pessoas. 
 
O sistema de castas na Índia é um tipo apartheid escondido, diz Joseph DSouza. Aqueles que perpetuam os crimes contra os dalits não verificam se eles são hindus ou cristãos. O fato é que ser dalit é o suficiente para que abusos e atos discriminatórios sejam cometidos contra eles, afirma.

A audiência da Suprema Corte já foi adiada por diversas vezes porque o governo federal queria dar mais tempo à Comissão Mishra para a conclusão do relatório. De 23 de agosto de 2005 passou para 18 de outubro e depois para o mês de novembro do mesmo ano. Em 2006, a audiência foi remarcada de 18 de fevereiro para 12 de julho, e em seguida, para 11 de outubro. Neste ano, estava marcada para 3 de abril e agora passou para 19 de julho.

A petição em favor dos cristãos dalits foi registrada pelo advogado  Prashant Bhushan, do Centro de Litígios de Interesse Público, uma organização não-governamental.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2007/05/noticia3579/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Geziel Gomes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilmar Santos
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Billy Graham
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Ingrid Duque
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Samuel Mariano
Pastor Benny Hinn
Pastora Helena Tannure
Pastor Abílio Santana
Missionário David Miranda
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Oseias Gomes
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Mara Lima
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise