Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Católicos afirmam que "há expectativas" por um papa brasileiro; São cinco os cardeais que podem ser eleitos

A realização do conclave para escolher o sucessor de Bento XVI no Vaticano pode elevar um brasileiro ao cargo de líder máximo da Igreja Católica.

A possibilidade de um papa brasileiro é real, e segundo assessores de dom Odilo Scherer, um dos cardeais brasileiros que podem ser eleitos, “há expectativas” em torno disso.

Scherer, 63 anos, é arcebispo de São Paulo, e conhecido por ser conectado às novas tecnologias e redes sociais, contador de piadas e alguém com rápida ascensão dentro da igreja romana: aos 58 anos, foi eleito cardeal em 2007, um dos mais jovens da história do catolicismo moderno.

Considerado conservador em questões como casamento gay, aborto e pesquisas com células tronco, seus pares o veem como alguém moderno e apto para lidar com questões sociais e a nova realidade da Igreja, que enfrenta grande perda de fiéis no Brasil para o segmento evangélico.

Um exemplo de sua versatilidade e bom humor foi citado pelo jornal Estadão numa reportagem que o definiu como “difícil de rotular”. Acostumado a andar de Metrô em São Paulo, dom Odilo Scherer ficou preso num congestionamento e aproveitou para fazer uma piada através de sua conta no Twitter: “Espero que o caminho para o céu esteja ainda mais congestionado que o de São Paulo”, brincou.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Entretanto, apesar da especulação em torno de um possível papa brasileiro, que seria o primeiro da América Latina, um dos cardeais brasileiros que votarão, dom Geraldo Majella, 79 anos, afirmou ao Correio 24 Horas que não vê a questão como essencial para a Igreja Católica: “Da minha parte, eu não vejo necessidade imperativa que se faça uma eleição de um brasileiro. Durante 400 anos, o papa era sempre italiano. João Paulo II, polonês, e Bento XVI, alemão, foram exceções”, observou.

Já o embaixador do Vaticano no Brasil, afirma que um papa com origens no maior país católico do mundo não mudaria nada na relação entre o governo e a igreja, mas poderia trazer de volta o interesse pela fé aos católicos não praticantes: “Estou torcendo para isso [a escolha de um brasileiro], como todo o povo brasileiro. Ter um papa brasileiro seria um grande orgulho para o povo”, disse Almir Franco de Sá Barbuda, em entrevista à BBC Brasil.

Para dom Claudio Hummes, 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, a renúncia de Bento XVI trouxe algumas perspectivas e pontos de vista antes não considerados. Ele é um dos cardeais que poderão ser eleitos ao pontificado.

“Creio que vai abrir novas portas, claro. A Igreja está em uma situação nova e, talvez, seja a oportunidade para outras coisas acontecerem para o bem da Igreja”, afirmou ao jornal Zero Hora.

Dom Raymundo Damasceno, 76 anos, o quarto cardeal brasileiro com direito a voto para a escolha do novo papa e também passível de voto, entende que Bento XVI deu uma demonstração “de humildade, de grandeza, coragem”, e que sua renúncia é um marco profético na história da Igreja Católica: “É algo inusitado que pegou a Igreja de surpresa, embora ele tenha feito alusões à possível renúncia. Mas uma coisa é fazer alusões, outra é renunciar mesmo. A gente nunca sabe se fato isto iria se concretizar. Ele deixou em aberto esta possibilidade. O gesto é profético neste cenário”.

O quinto cardeal brasileiro com direito a voto e elegível ao pontificado é João Braz de Aviz, 65 anos, arcepisbo emérito de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, de acordo com informações do portal Terra.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/catolicos-expectativas-papa-brasileiro-50615.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Ingrid Duque
Pastora Helena Tannure
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Bispo Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Billy Graham
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Apóstolo César Augusto
Pastor Benny Hinn
Pastor Gilmar Santos
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Lucinho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário David Miranda
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Carvalho Junior
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Shirley Carvalhaes
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Bruna Karla