Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Campanha de oração pelo Zimbábue

A Portas Abertas continua a monitorar a situação no Zimbábue, país que não está entre os 50 mais intolerantes ao cristianismo, mas que também necessita das suas orações.

Em meio à incerteza política do Zimbábue, a Igreja local continua a funcionar abertamente. Até recentemente, estava distante da arena política, mas isso começa a mudar.

Antes das últimas eleições, o presidente Robert Mugabe chegou a convocar a Igreja para fazer um protesto público contra o aumento dos preços dos alimentos, em reconhecimento à influência dela sobre as pessoas.

Depois disso, correram boatos de que terras de fazendeiros brancos foram confiscadas e distribuídas a líderes da Igreja. Apesar de negados, esses rumores causaram muita tensão.

A maioria dos pastores e padres cristãos tem enfrentado a grave situação econômica do país ajudando em silêncio os pobres e as comunidades carentes, mas essa situação está mudando.

"Mais e mais clérigos estão rompendo o silêncio enquanto o país desmorona, em conseqüência do péssimo governo", disse Sarah Dlodlo (pseudônimo).

Muitos zimbabuenses estão vendo na Igreja uma chance para se levantarem politicamente. Enquanto isso, elas e outros grupos cristãos enfrentam duras conseqüências.

Um dos grupos é a Aliança Cristã do Zimbábue organizada a partir da "pressão de cristãos que se desiludiram com o silêncio da Igreja na questão dos direitos humanos e abusos praticados pelo governo, forças de segurança e milícias".

Em janeiro de 2007, a Aliança Cristã se reuniu em Kadoma para lançar uma filial da organização. Líderes de diversas denominações da Igreja participaram.

Em uma forte mensagem de desagravo do governo para a Igreja, a polícia prendeu oito líderes da Aliança Cristã na frente das 400 pessoas que estavam presentes.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


No dia 11 de março, uma ação policial matou um homem a tiros e prendeu um líder da oposição, Morgan Tsvangirai, em uma cruzada de oração. Um outro membro do grupo foi preso, espancado e teve negada a permissão para receber tratamento médico.

O catolicismo é a religião predominante do país e é praticada pelo presidente Robert Mugabe. Apesar disso, ele tem acusado os bispos católicos de intervenção política.

Em entrevista ao jornal inglês "New African", ele disse: "Uma vez que os bispos se levantem politicamente, nós os olharemos não mais por sua relação espiritual e sim como nossos rivais políticos, o que pode ser um tanto perigoso para eles".

Manifesto dos oprimidos

Durante a Páscoa, bispos católicos publicaram uma carta intitulada "Deus ouve o choro dos oprimidos", onde comparava a situação dos zimbabuenses com a opressão bíblica dos escravos judeus sobre o reinado do Faraó egípcio.

A carta foi traduzida do inglês para as línguas locais shona e ndebele, e foi distribuída entre as comunidades rurais, onde predomina o partido da União Nacional Africana pelo Zimbábue (ZANU-PF, sigla em inglês).

Algumas milícias tentaram impedir a distribuição das cartas. Depois disso, membros de diversas igrejas começaram a ser ameaçados.

Um padre contou que sua casa foi cercada por jovens e incendiada. Ele conseguiu escapar, mas torceu o tornozelo durante a fuga.

A Igreja respondeu como outro comunicado: "Nós encorajamos todos os zimbabuenses a lerem a carta pastoral como um guia para entenderem a fonte do sofrimento e para que se inspirem em orações e ações".

O texto ainda conclama um levante: "Convocamos cada cristão individualmente e as organizações a se comprometerem com a verdade da Palavra de Deus sobre essa situação porque só a verdade liberta".

Organizações como a Comissão Católica por Justiça e Paz, o Movimento Estudantil de Cristãos no Zimbábue, a Conferência Nacional de Pastores e a Aliança Cristã têm chamado atenção da opinião pública para os abusos praticados.

No início do ano uma reunião realizada por elas em Harare foi interrompida e diversos participantes foram presos.

Pedidos de oração:

Peça sabedoria para a Igreja. Ore para que haja uma mobilização em favor dos direitos humanos e para que os cristãos possam discernir quando protestar e quando permanecer em silêncio. Ore para que os cristãos se mantenham na fé e no amor de Deus entre a sociedade. Interceda pelo presidente Robert Mugabe para que não feche o seu coração a Deus e não autorize mais brutalidades contra os cidadãos do país. ONGs e organizações cristãs de direitos humanos estão em clamor de oração. O governo local quer realizar um recadastramento de igrejas e associações. Interceda para que elas mantenham o trabalho. Ore pela Portas Abertas no monitoramento que está fazendo da situação para que saiba o momento certo de agir.
Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2007/06/noticia3645/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Aluizio Silva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Yossef Akiva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo César Augusto
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Carvalho Junior
Pastor Abílio Santana
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Oseias Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Samuel Camara
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Geziel Gomes
Bispo Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Agenor Duque
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Valdemiro Santiago

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Andrea Fontes
Cantora Cassiane
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lauriete
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantora Fernanda Brum
Voz da Verdade
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Regis Danese
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Alda Célia
Cantora Nivea Soares
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho