Câmara de São Paulo aprova extinção de rua para regularizar construção de templo da Igreja Mundial
A Câmara de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (12) mudanças no plano viário da região de Santo Amaro, na zona sul da cidade, para regularizar a construção de um templo da Igreja Mundial do Poder de Deus.
O líder da igreja, apóstolo Valdemiro Santiago, em 2010 apoiou o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e agora negocia apoio ao tucano na eleição para a Prefeitura de São Paulo.
A alteração no plano viário extingue a rua Bruges, que está prevista desde 1988, mas nunca foi construída. Essa rua corta terreno onde a Igreja Mundial ergue templo, em um quarteirão de 14 mil metros quadrados. A obra, questionada na Justiça por moradores, já dura mais de um ano e é feita com licença provisória.
O prefeito Gilberto Kassab (PSD), aliado de Serra, alega na proposta que a rua Elias Antonio Zogbi, única das previstas no plano que foi construída, já supriu a demanda da região "de maneira satisfatória". "As demais vias não foram implantadas, não mais subsistindo interesse viário em sua abertura", afirmou.
O projeto foi aprovado com o mínimo de votos necessários, 28, contra nove contrários, da bancada do PT e dos vereadores Eliseu Gabriel (PSB), Tião Farias (PSDB) e Aurélio Miguel (PR) --único que criticou o projeto na tribuna. "É um absurdo. O projeto já foi derrotado em 2011, depois de parecer contrário na Comissão de Constituição e Justiça, e agora o prefeito volta com essa anistia a um templo irregular. Vale tudo em ano de eleição", afirmou Miguel que, apesar de compor a coligação de Serra, é oposição a Kassab desde 2009.
O vereador Carlos Apolinário (PMDB) defendeu a alteração no plano viário para beneficiar a igreja. "Ninguém subiu na tribuna para reclamar quando foi feita anistia ao [hospital] Albert Einstein nem para o Mackenzie", disse. Em dezembro, a Câmara aprovou pacote que concedeu alvará provisório para faculdades e hospitais com construções irregulares e permitiu a instalação de outros em bairros saturados.
A Igreja Mundial, que já declarou guerra a Kassab após ter templo fechado na região central da cidade, reatou com o prefeito depois de ter o templo liberado. Valdomiro Santiago, principal líder da Mundial, negocia o apoio a Serra na eleição. O pastor também conversa com Celso Russomanno, candidato pelo PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, a qual Santiago pertencia antes de brigar com o bispo Edir Macedo e fundar sua própria igreja.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.