R$ 85,28
R. Albert Mohler Jr.
Peso: 1.716
Tamanho: 16 x 23
Edição: 2012
Volume: 1
isbn: 978-85-8038-017-0
Ano Lançamento: 2012
“O dr. Culver é um professor veterano na corrente evangélica e reformada clássica do pensamento cristão, e este livro-texto amplo, bem-direcionado e nitidamente focado, fruto de décadas de leitura, pensamento e encontros de sala de aula, é a sua obra máxima. No grupo das recentes teologias sistemáticas conservadoras, esta se destaca como demonstração da racionalidade bíblica da fé reformada”.
James I. Packer
Professor de Teologia, Regente College, Vancouver, Canadá
“Em um tempo de reduzido vigor teológico, os evangelicais deveriam saudar a Teologia sistemática de Robert Culver com entusiasmo. Eis uma teologia sistemática ousada, abrangente e fiel. Esta obra está baseada claramente no fundamento bíblico e é marcada pela erudição genuína, clareza doutrinária e percepção histórica. Culver apresenta aos leitores uma amplitude enciclopédica de material, mas ele também é ousado para escrever com convicção e entusiasmo. Esta nova teologia sistemática deve ser recebida calorosamente por pastores, leigos e estudantes evangélicos”.
R. Albert Mohler Jr.
Deão, Seminário Batista do Sul (dos EUA),
Louisville, Kentucky
ENDOSSO
“O dr. Culver é um professor veterano na corrente evangélica e reformada
clássica do pensamento cristão, e este livro-texto amplo, bem-direcionado e
nitidamente focado, fruto de décadas de leitura, pensamento e encontros de
sala de aula, é a sua obra máxima. No grupo das recentes teologias sistemáticas
conservadoras, esta se destaca como demonstração da racionalidade bíblica da
fé reformada”.
JAMES I. PACKER, Professor de Teologia, Regente College, Vancouver, Canadá “O dr. Culver tem sido um ‘tesouro internacional’ na igreja por anos e tem ajudado muitos de nós na caminhada e ministério pessoais. Como teólogo, ele é bíblico e equilibrado, e está sempre nos lembrando de que a teologia é para a vida e não somente para o estudo. Ele crê que o teólogo deve desafiar e instruir, e ele cumpre esses ministérios de forma admirável. Tanto o pregador jovem quanto o veterano encontrarão esclarecimento e alimento nestas páginas”.WARREN W. WIERSBE
“Aqui está a rica colheita de uma vida de estudo, ensino e escrita de um estudioso dedicado. Não há área da teologia que o dr. Culver deixe de discutir com uma percepção magistral de todas as questões relevantes. O que eu aprecio de forma especial é seu domínio da literatura significativa. Esta obra abrangente fornece um recurso que pastores em particular considerarão de grande ajuda ao tratarem de questões doutrinárias”.VERNON GROUNDS, Chanceler, Denver Seminary, Denver, Colorado (EUA)
“Em um tempo de reduzido vigor teológico, os evangelicais deveriam saudar a Teologia sistemática de Robert Culver com entusiasmo. Eis uma teologia sistemática ousada, abrangente e fiel. Esta obra está baseada claramente no fundamento bíblico e é marcada pela erudição genuína, clareza doutrinária e percepção histórica. Culver apresenta aos leitores uma amplitude enciclopédica de material, mas ele também é ousado para escrever com convicção e entusiasmo. Esta nova teologia sistemática deve ser recebida calorosamente por pastores, leigos e estudantes evangélicos”.R. ALBERT MOHLER JR., Deão, Seminário Batista do Sul (dos EUA),Louisville, Kentucky
Sumário
Conteúdo.............................7
Abreviações..........................11
Sobre o autor.......................13
Agradecimentos....................15
Prólogo de Walter C. Kaiser Jr..........16
Prólogo ao leitor...................18
Parte 1: Teologia propriamente dita — Introdução e doutrina de Deus...............23
Parte 2: Antropologia — O homem como foi criado.........................................317
Parte 3: Hamartiologia — O homem como pecador.........................................457
Parte 4: Cristologia — Pessoa e obra de Cristo...............................................563
Parte 5: Soteriologia — A salvação aplicada...................................................845
Parte 6: Eclesiologia — Igreja local e universal...............................................1051
Parte 7: Escatologia — Últimas coisas, indivíduo e universo.............................1321
Bibliografia................................................................................................1515
INTRODUÇÃO
Uma introdução à teologia cristã
I. O que a teologia é
Podemos afirmar acertadamente que a teologia cristã é o estudo ou tratamento organizado do tópico, “Deus”, do ponto de vista do cristianismo. No entanto, essa definição simplista pode dar uma impressão falsa, visto que a teologia não é meramente uma interpretação do significado de Deus visto do lado de fora. A teologia é uma parte ou um aspecto do próprio cristianismo. Em um nível mais profundo, a teologia faz parte da essência do cristianismo. Ela tanto faz parte da essência que prescindir da teologia é prescindir do cristianismo.O cristianismo não é apenas uma combinação de cerimônias, crenças, adeptos, história etc. Talvez a religião cristã seja tudo isso, mas essa também pode ser uma afirmação enganosa, visto que ela não é um agregado ou uma combinação de coisas como, por exemplo, o batismo (a cerimônia), o Credo apostólico (crenças), uma congregação de batistas (adeptos) e um livro de história da igreja.O cristianismo autêntico é algo singular. Podemos compará-lo a um componente químico,como, por exemplo, o ácido sulfúrico (H2SO4). O H2SO4 não é formado por duas partes de hidrogênio, uma de enxofre e quatro de oxigênio misturados de alguma maneira em um tubo de ensaio. Esse composto é, na verdade, uma única coisa em que há três elementos tão integralmente unidos que formam uma substância diferente quando comparada a qualquer um dos três elementos individuais, e de qualquer outro composto. Os aspectos distintivos do cristianismo são, na verdade, de pouca importância, se tomados separadamente. Eles estão sempre combinados na religião cristã autêntica. Cada aspecto é distinto nas Escrituras. Há quatro aspectos: 1) atos específicos de Deus na história, ou redenção; 2) o significado dos atos de Deus conforme apresentados nas Escrituras Sagradas, ou doutrinas; 3) a vida de incontáveis crentes, os próprios cristãos ao longo dos séculos, mais particularmente, dos vivos hoje; e 4) as congregações dos crentes em todo mundo, as igrejas, ou, consideradas na unidade espiritual, a igreja.Redenção — História do que Deus fez Em primeiro lugar, na ordem histórica e local, o cristianismo é representado pelo que Deus fez há muito tempo. A segunda pessoa da Divindade se tornou homem. Ele viveu, sofreu e morreu por nós e pela nossa salvação. Ele ressuscitou, ascendeu à direita de Deus onde, atualmente, reina até por seus inimigos sob seus pés (Mt 22.44) e onde realiza certos ministérios por nós na presença do Pai. Essencialmente, no entanto, a redenção está terminada: “Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas” (Hb 1.3). O assentar-se significou, em parte, que a obra redentora estava completa.O que Deus fez na carreira redentora de Jesus de Nazaré foi a consumação dos acontecimentos das atividades de Deus desde a eternidade, passando por toda a história preparatória do AT, até o momento em que na “plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho” (Gl 4.4).