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Plano da Promessa de Deus, o
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A essas difíceis questões a disciplina da teologia bíblica luta para responder. Nesta edição revista e expandida de sua clássica Teologia do Antigo Testamento, Walter C. Kaiser Jr. propõe uma solução para tantos assuntos incertos. Sugere que existe, sim, um centro unificador da teologia e da mensagem da Bíblia indicado e afirmado pelas próprias Escrituras. Esse centro é a promessa de Deus. De abrangência universal, esta promessa de vida através do Messias envolve toda a história de salvação do Antigo e Novo Testamentos, trazendo coesão e unidade às diferentes partes da Bíblia.
Título Original: The Promise-plan of god
Páginas: 520
Peso: 0.690
Tamanho: 16 x 23
Edição: 2011
Volume: 1
isbn: 978-85-27504-86-7
Ano Lançamento: 2011


Qual é o tema central da Bíblia?

Diante da diversidade de autores, gêneros e contextos dos diversos livros bíblicos, é plausível levantar essa questão? Com ela, não estaríamos impondo sobre o texto bíblico um sistema forçado e antinatural?


A essas difíceis questões a disciplina da teologia bíblica luta para responder. Nesta edição revista e expandida de sua clássica Teologia do Antigo Testamento, Walter C. Kaiser Jr. propõe uma solução para tantos assuntos incertos. Sugere que existe, sim, um centro unificador da teologia e da mensagem da Bíblia indicado e afirmado pelas próprias Escrituras. Esse centro é a promessa de Deus. De abrangência universal, esta promessa de vida através do Messias envolve toda a história de salvação do Antigo e Novo Testamentos, trazendo coesão e unidade às diferentes partes da Bíblia.Uma vez esboçada sua proposta, Kaiser percorre cronologicamente os livros dos dois testamentos, demonstrando como a promessa é entendida ao longo do tempo, como os vários subtemas de cada livro se relacionam com a promessa, e como o plano de Deus para cumprir a promessa se desenvolve progressivamente. O plano da promessa de Deus, esta rica e esclarecedora teologia bíblica, impactará sua mente e seu coração.




Introdução


O plano da promessa de Deus nos dois testamentos


Diversidade ou unidade?


A ênfase na diversidade dentro da Escritura é de tal modo generalizada hoje em dia que, para a maior parte dos estudiosos da Bíblia, qualquer outra perspectiva  não condiz com o estado atual de desenvolvimento dessa disciplina. Como disse Gerhard Maier: É difícil falar de um “centro” da Escritura nos dias de hoje, porque a rubrica “centro da Escritura” vem quase sempre separada da expressão “unidade da Escritura”. Embora ambas estivessem intimamente associadas na época da Reforma, o Iluminismo as separou. Na verdade, o “centro da Escritura” praticamente substituiu a outrora perdida “unidade da Escritura”.Desse modo, na tentativa de voltar àqueles tempos pré-críticos, sobretudo ao ambiente que vigorava na Reforma, defenderei aqui um “centro” derivado do texto que estabelece, ao mesmo tempo, um paralelo com a tese da “unidade da Bíblia”. Creio que um centro que privilegie a Escritura e a unidade que lhe faz companhia encontram forte respaldo especialmente nos autores do Novo Testamento. Eles ensinaram que a doutrina do Messias, o Ungido de Deus,fora preservada como testemunho da “promessa” (ou plano da promessa) feita por Deus. Contudo, ela surge primeiramente em todas as partes do Antigo Testamento, embora sua presença ali se dê sob os mais diferentes nomes, ainda que sinônimos, como “palavra”, “descanso”, “bênção” etc.Pode-se defender essa  tese com base em uma lista de dez generalizações tiradas da Escritura sobre o  plano da promessa de Deus. Antes de mais nada, porém, vamos tentar definir o  plano unificador manifesto na Escritura.


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