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? Uma seção inteiramente nova que trata de como alcançar o ouvinte pós-moderno, com temas como: tipos de ouvintes e de pregadores; visões de mundo do ouvinte pós-moderno; temas bíblicos para o Pós-Modernismo; comunicando a mensagem a ouvintes pós-modernos;
? Capítulos ampliados e reescritos;
? Bibliografia ampliada e atualizada;
? Um DVD contendo o curso 7 Fatores da Pregação Relevante.
Sobre o DVD:
O leitor encontrará o curso 7 Fatores da Pregação Relevante.
Devido à sua importância, o autor trata em destaque cada um dos fatores. São eles:
1. Contexto Atual
2. Sintonia com o Ouvinte
3. Comunicação Clara
4. Estrutura Unificada
5. Ilustrações Realistas
6. Introdução Criativa
7. Conclusão Prática
Além de instrutivo, o curso é bastante dinâmico, trazendo entrevistas com diversas pessoas que compartilham sua opinião, sob o ponto de vista do ouvinte, a respeito de qual seria a melhor maneira de pregar a palavra de Deus no mundo de hoje.
Peso: 0.446
Tamanho: 16 x 23
Edição: 2008
Volume: 1
isbn: 978-85-275-0391-4
Ano Lançamento: 2008
Número de Discos: 1
Quantidade de Musicas: 7
Depois de mais de 16 mil cópias vendidas, chega a nova edição de A Arte de Pregar, totalmente atualizada, revista e ampliada.
Nela o leitor encontrará:
• Uma seção inteiramente nova que trata de como alcançar o ouvinte pós-moderno, com temas como: tipos de ouvintes e de pregadores; visões de mundo do ouvinte pós-moderno; temas bíblicos para o Pós-Modernismo; comunicando a mensagem a ouvintes pós-modernos; •Capítulos ampliados e reescritos;
•Bibliografia ampliada e atualizada;
• Um DVD contendo o curso 7 Fatores da Pregação Relevante.
Sobre o DVD:
O leitor encontrará o curso 7 Fatores da Pregação Relevante.
Devido à sua importância, o autor trata em destaque cada um dos fatores. São eles:
1. Contexto Atual
2. Sintonia com o Ouvinte
3. Comunicação Clara
4. Estrutura Unificada
5. Ilustrações Realistas
6. Introdução Criativa
7. Conclusão Prática
Além de instrutivo, o curso é bastante dinâmico, trazendo entrevistas com diversas pessoas que compartilham sua opinião, sob o ponto de vista do ouvinte, a respeito de qual seria a melhor maneira de pregar a palavra de Deus no mundo de hoje.
Sumário
Prefácio do autor à primeira edição .....................................................11
Prefácio do autor à segunda edição ....................................................13
Introdução .......................................................................................15
Primeira parte - o ouvinte
Capítulo 1 Tipos de ouvintes e de pregadores .............21
O ouvinte concreto-seqüencial ou “metódico” ..............26
O ouvinte concreto-randômico ou “prático” .................30
O ouvinte abstrato-seqüencial ou
“intelectual-filosófico” ................................................33
O ouvinte abstrato-randômico ou “emocional” .............36
Capítulo 2 Visões de mundo do ouvinte Pós-moderno ...41
Do Classicismo ao Pós-Modernismo ............................42
A pregação bíblica em diferentes Eras .........................47
Características do Pós-Modernismo .............................51
Capítulo 3 Temas bíblicos para o Pós-Modernismo ........59
Senso de culpa versus amor........................................60
Autoridade versus experiência......................................64
Salvação versus pluralismo .........................................67
Capítulo 4 Comunicando a mensagem a ouvintes pós-modernos ..75
Interatividade mental e interatividade verbal ...............77
Pregação narrativa e o uso de histórias .......................79
Abordagem jornalística ..............................................85
Filmes, vídeos e videoclipes .......................................86
Drama e arte ...........................................................896
Segunda parte - o pregador
Capítulo 5 Como pregar sem atrapalhar o culto ...........095
Sermões que atrapalham o culto ...............................096
Capítulo 6 Qualidades do pregador ............................103
Capítulo 7 Aproveite o medo .....................................109
Como lidar com o medo ............................................110
A psicologia do medo ................................................115
Capítulo 8 O audiovisual do pregador ..........................119
Expressão corporal ....................................................120
A importância da voz .................................................121
terceira parte
a comunicação
Capítulo 9 Oratória secular e oratória sacra ...................129
Elementos da oratória .................................................131
Capítulo 10 Como evitar o sermão sem rumo ................135
Características do corpo do sermão ..............................137
A arte de esboçar .......................................................141
Capítulo 11 Como escolher um tema atraente ...............145
Conheça seu objetivo..................................................146
Conheça seus ouvintes ...............................................146
Conheça seu assunto .................................................153
Capítulo 12 Sermões visíveis e invisíveis .......................155
A necessidade de ilustrar .............................................156
O efeito das ilustrações ...............................................158
Fontes de ilustração ....................................................158
Características da boa ilustração .................................. 160
Tipos de ilustração ......................................................161
Capítulo 13 Uma questão de estilo ...............................165
Segredos de um bom estilo .........................................166
O treinamento do estilo ..............................................171
O estilo e a forma literária ..........................................172
O estilo no púlpito ......................................................174
quarta parte
a mensagem
Capítulo 14 O milagre da pregação ................................179
O milagre das palavras ............................................... 180
Capítulo 15 Teologia da pregação .................................183
A palavra: essência da pregação ...................................183
O imperativo da pregação.............................................186
Pregação e missão ao longo da história .........................187
Capítulo 16 Tipos de sermão ........................................191
O sermão temático ......................................................193
O sermão textual .........................................................197
O sermão expositivo ....................................................200
Capítulo 17 O poder do sermão expositivo ......................201
Diferenças entre o textual e o expositivo ........................202
Vantagens do método expositivo ...................................202
Desvantagens do método .............................................203
A importância da pregação expositiva ............................204
O falso sermão expositivo ............................................205
Características do sermão expositivo..............................206
Enfrentando a dificuldade do texto ................................207
Como organizar o sermão expositivo............................ 2098
Capítulo 18 O tesouro escondido no texto ......................213
Ferramentas de trabalho ..............................................215
Princípios de interpretação.............................................216
Como escolher um texto ...............................................218
Passos na interpretação do texto ...................................220
Capítulo 19 Os primeiros cinco minutos do sermão ..........225
Características da boa introdução ...................................226
O que evitar na introdução ............................................230
Tipos e formas de introdução ........................................232
Capítulo 20 Os últimos minutos do sermão .....................239
Partes da conclusão ......................................................240
Cuidados na conclusão ..................................................241
Sugestões sobre a forma de concluir ...............................243
Capítulo 21 Como aplicar sem complicar .........................247
Características da boa aplicação ................................... 248
Passos para uma boa aplicação ................................... 250
Tipos de aplicação ....................................................... 251
O momento da aplicação ............................................ 256
Epílogo ........................................................................259
Apêndice 1 Exemplo de sermão expositivo missionário .....261
Apêndice 2 Exemplo de sermão expositivo biográfico .......267
Bibliografia ..................................................................273
Introdução
Em fevereiro de 2006, tive a alegria de participar do Seminário Avançado de Liderança do Instituto Haggai, em sua sede mundial em Cingapura. Foram trinta dias de treinamento intensivo com representantes de vários continentes do mundo inteiro. Éramos duas turmas com cerca de quarenta participantes cada. Nosso grupo de brasileiros consistia de cinco colegas. Juntos representávamos o Brasil e buscávamos aplicar ao contexto brasileiro os conceitos aprendidos.Na cerimônia de formatura, nossa turma teve o raro privilégio de ter como paraninfo o próprio Dr. John Edmund Haggai, fundador e presidente do instituto. Foi inspirador perceber que os cabelos grisalhos e o corpo cansado não diminuíam o entusiasmo e a vibração desse grande evangelista pela pregação bíblica. Em seu discurso, Dr. Haggai partilhou um pouco da sua história pessoal. Desde a infância, ele sonhava em ser um missionário na China, inspirado pela biografia de grandes missionários como Hudson Taylor e William Carey.Com esse objetivo, começou sua carreira pastoral nos Estados Unidos, dedicando-se em seguida a empreender cruzadas evangelísticas ao redor do país.Mas quando estava pronto para começar seu projeto na China, o mundo já era outro, bem diferente da sua infância e juventude. O crescimento do Comunismo em alguns países e o declínio do colonialismo ao redor do mundo fecharam as portas aos missionários ocidentais, fazendo desmoronar o seu castelo evangelístico. Outras mudanças políticas em diferentes países impuseram severas restrições ao envio de missionários, limitando extremamente o trabalho dos institutos de missões mundiais.A princípio, ele ficou desolado, mas, em vez de se deixar abater pela frustração, John Haggai conseguiu enxergar que o mundo entrava numa nova era. Surgia, então, uma nova visão de mundo, que exigia do ministério evangélico uma nova mentalidade e um novo conceito de missão, com novas estratégicas para a evangelização mundial. Movido por essa nova visão, John Haggai viajou ao redor do mundo e, percebendo a necessidade de mudanças, fundou um instituto de treinamento. Seu objetivo não era enviar missionários estrangeiros, mas atrair líderes a arte de pregar nacionais de diferentes países, treiná-los e enviá-los de volta a fim de que eles treinassem os seus próprios conterrâneos para a pregação do Evangelho. E desde 1969, o Instituto Haggai tem treinado cerca de cinqüenta mil líderes e pregadores em 170 países da Ásia, África e América Latina. O Instituto Haggai é apenas um exemplo da necessidade de constante inovação na forma de cumprir a missão de pregar o evangelho a todo o mundo. O campo missionário tem mudado inúmeras vezes ao longo da história. Da mesma forma, a pregação bíblica tem se adaptado às repetidas mudanças políticas e sociais de diferentes épocas para continuar comunicando de maneira relevante a mensagem de salvação a um mundo em constante mutação. A mesma mensagem bíblica,pregada em praça pública na igreja primitiva e proclamada às escondidas na Era Medieval, precisa hoje ser apresentada com igual relevância a ouvintes secularizados, mas igualmente carentes, que vivem bombardeados por uma infinidade de estímulos característicos de nossa era digital!Nesse contexto de mudanças, o pregador de hoje enfrenta os maiores desafios da pregação bíblica em todos os tempos, à medida que desfruta de oportunidades e recursos nunca vistos anteriormente. Os avanços da tecnologia proporcionam novos veículos para a divulgação da mensagem bíblica. O acesso ao vídeo e à televisão coloca a pregação bíblica facilmente disponível em diferentes canais de TV, acessíveis em qualquer ambiente residencial ou comercial. No entanto, ao mesmo tempo que ampliam o espaço da pregação, essas oportunidades aumentam também a responsabilidade de primar pela qualidade na apresentação da mensagem bíblica a fim de que esta cause impacto em todas as camadas sociais e culturais.Além do vídeo, o pregador de hoje também dispõe de recursos eletrônicos sem precedentes. A própria Bíblia, outrora monopolizada pelo formato impresso,hoje se encontra disponível em formato digital e acessível em programas de computador ou via on-line, podendo o leitor acessá-la em computadores portáteis como:notebooks; minicomputadores de bolso como as avançadas agendas eletrônicas; os palmtops; blackberries; e outros produtos mais avançados. Pregadores e ouvintes hoje podem acessar a Bíblia on-line em qualquer idioma e fazer pesquisas on-line .A conclusão é óbvia: embora o conteúdo da pregação seja o mesmo, o pregador de hoje tem mais opções de apresentação e recursos de pesquisa que os pregadores do passado. Contudo, nem por isso a pregação se torna mais fácil hoje.Pelo contrário, é preciso lembrar que os mesmos recursos disponíveis ao pregador estão disponíveis também ao ouvinte, o qual é hoje muito mais informado, mais esclarecido e mais exigente que o ouvinte do passado. Isso requer do pregador muito mais preparo e pesquisa a fim de apresentar sua mensagem de forma atraente e relevante para seu ouvinte.Os capítulos que se seguem pretendem ajudar o leitor a desenvolver essa consciência dos desafios e das oportunidades da pregação bíblica nos dias atuais, oferecendo algumas idéias para a apresentação de uma mensagem mais relevante para o contexto em que vivemos. Os capítulos estão organizados em quatro seções distintas. A primeira seção aborda o ouvinte de hoje no contexto da Era Pós-Moderna e sua influência secular na mente e estilo de vida das pessoas. A segunda seção é dedicada ao pregador e suas qualidades como pessoa e como profissional. Na terceira parte, o foco é a comunicação como fator indispensável à transmissão da mensagem de forma clara, atraente e eficiente. Finalmente, a quarta seção explora a mensagem em si, analisando o sermão com sua estrutura e suas divisões principais, incluindo o método de preparo de esboços e o desenvolvimento do tema em relação ao propósito do texto bíblico. Esperamos que as idéias aqui discutidas possam ajudá-lo na apresentação de uma pregação relevante, em meio ao secularismo e à pluralidade de idéias que bombardeiam os diferentes tipos de ouvinte deste terceiro milênio!