"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." Hebreus 11.1
Ao visitar um país que há décadas está sob uma ditadura de esquerda (comunista), pude observar diversos outdoors, placas e cartazes contendo fotografias de seus governantes e frases de efeito, com conteúdo político-ideológico. Ao mesmo tempo, é possível observar que a realidade social dos cidadãos é a mesma que há 50, 60 anos atrás, quando os comunistas chegaram ao poder. Neste país, muitos estão indiferentes ou acostumados com a realidade em que vivem, é como se o país tivesse parado no tempo e no espaço, e de fato foi isso o que aconteceu. Tudo isso me fez refletir e analisar a realidade em que a Igreja de Cristo vive e porque ela é tão oprimida em países como este.
Generalizando, os militares de esquerda que governam países como China, Coreia do Norte, Laos, Vietnã e Cuba têm um ponto de raciocínio em comum: "a religião é o ópio do povo". Em outras palavras, a religião ou a fé é uma droga que paralisa as pessoas e os impede de pensar e agir por si só. Já a ideologia, para eles, é o combustível que move o Estado rumo às mudanças desejadas, ou seja, um antídoto para a religião. Essa é a propaganda do Estado, mas o que verdadeiramente acontece? Vejamos primeiro o que é ideologia e o que é fé.
Ideologia: é o conjunto de ideias fundamentais que caracteriza o pensamento de uma pessoa, de uma coletividade ou de uma época. Também se trata de uma doutrina filosófica que trata a origem das ideias. Na prática, a ideologia procura transformar os aspectos políticos, econômicos e culturais de determinada sociedade, transformando-a no que se acredita ser uma "sociedade ideal". Ela pode servir como ferramenta de controle social, que priva os indivíduos de sua liberdade e os torna manipuláveis.
Fé: A palavra fé deriva do termo latim fides e refere-se ao conjunto de crenças de alguém ou de determinado grupo. Tem vários significados como: confiança, convicção, firmeza, constância, perseverança, estabilidade, lealdade, devoção, mas a melhor definição que temos sobre a fé está em Hebreus 11.1-2: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho".
A ideologia tenta, por meio das coisas alcançáveis e visíveis, transformar uma sociedade ou comportamento, ainda que tal mudança fique apenas no campo das ideias e nunca se torne realidade. Nestes países, ela se sustenta por meio da manipulação e da propaganda. Já a fé independe das coisas visíveis e palpáveis e, segundo Tiago 2.26, ela jamais pode ficar apenas no campo das ideias, mas tem que se manifestar por meio das obras. Essa é a diferença fundamental entre fé e ideologia. Mas o que isso tem a ver com Igreja Perseguida?
Quando você visita um país comunista, esse choque entre Estado e Religião, Fé e Ideologia, é muito visível, pelo menos àqueles que sabem em que solo estão pisando. A ideologia diz que só o Estado pode dar às pessoas paz, pão e segurança. Mas, por meio da fé, cremos que só Cristo pode proporcionar tais coisas e vida eterna aos seres humanos. Isso quer dizer que a mensagem da Igreja contradiz à do Estado e, principalmente, por isso ela sofre duras consequências.
Nos momentos de aflição e perseguição, os cristãos não têm o que fazer a não ser orar e crer, ter fé, que Deus está no controle e pode lhes dar o livramento necessário. São nestes momentos que a fé, ainda que invisível, se torna palpável, e que a ideologia, ainda que visível, se mostra surreal e inalcançável.
Nós, cristãos da Igreja Livre, que vivemos em países onde "tudo é possível e palpável", muitas vezes, corremos o risco de deixar que nossa fé se torne apenas mais uma ideia. Não deixe sua fé no campo das ideias, coloque-a em prática hoje, orando pelos milhares de cristãos que pagam um alto preço por amor a Cristo nos países comunistas.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.