Um dos ateus mais influentes em todo o mundo, o escritor Alain De Botton, autor da proposta de construção de templos ateus que sirvam de referência para todos os cidadãos que se declaram sem religião, publicou um artigo falando sobre a riqueza da sabedoria das religiões.
Em seu artigo, o filósofo fala que os ateus precisam aprender com as religiões, pois estas, se mostraram eficientes em promover transformações diversas na sociedade: “As religiões souberam combinar teorias éticas e metafísicas com o compromisso prático na educação, na moda, na política, nas viagens, na hospitalidade, nas cerimônias de iniciação, na edição de livros, na arte e na arquitetura — um tal leque de interesses que humilha as conquistas dos maiores e mais influentes movimentos e personagens seculares da história”, explica Botton.
Filho de judeus ateus convictos, Alain De Botton afirma que “a sabedoria das religiões pertence a toda a humanidade, também aos seres mais racionais, e merece ser reabsorvida de maneira seletiva, também pelos mais ardentes inimigos do sobrenatural”.
Botton entende que muitos religiosos poderão se ofender com seu pensamento sobre a forma de aprender com a religião: “As religiões não são um bufê, protestarão eles, do qual podemos escolher este ou aquele acepipe a gosto”, diz, ressaltando, porém que “a ruína de muitas religiões foi provocada justamente pela insistência teimosa de obrigar os seguidores a comer tudo o que lhes era posto no prato”.
Argumentando sobre a riqueza de conhecimento das religiões, Botton incentiva ateus a olharem a fé de outra maneira: “Os ateus deveriam aprender a salvar tudo o que é belo, sábio e comovedor, ignorando o que não corresponde mais à verdade. A sabedoria das religiões pertence a toda a humanidade, também aos seres mais racionais, e merece ser reabsorvida de maneira seletiva, também pelos mais ardentes inimigos do sobrenatural”.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.