O papa Francisco recebeu o presidente do Irã, Hassan Rouhani, no Vaticano, na última terça-feira, 26 de janeiro, e ouviu do mandatário um pedido de oração.
Essa foi a primeira visita de um presidente iraniano a um papa em 17 anos. A última vez que a principal autoridade do Irã havia se encontrado com um pontífice católico foi em março de 1999, quando João Paulo II recebeu Mohammad Khatami.
O Irã é uma república regida pelos fundamentos do islamismo, com autoridades religiosas – como os aiatolás – exercendo papel decisivo na política. A Missão Portas Abertas considera o país um dos 10 piores perseguidores de cristãos. O caso do pastor Saeed Abedini, preso por propagar o Evangelho, é um exemplo nítido.
Na conversa de 40 minutos na Biblioteca do Vaticano, dois intérpretes acompanharam os chefes de Estado: um traduzia o farsi, idioma nativo de Rouhani, para o papa, e a outra, traduzia o italiano, idioma falado com fluência por Francisco, para Rouhani.
“Após a reunião, aconteceu à saudação da delegação ao papa e posteriormente à tradicional entrega de presentes. O líder iraniano deu ao pontífice um tapete persa feito à mão e um enorme livro com miniaturas dentro”, informou a agência internacional EFE.
Já o papa presenteou Rouhani com um medalhão de San Martín de Tours, padroeiro de Buenos Aires (Argentina), explicando que o objeto era um símbolo da “irmandade gratuita”, além de entregar uma encíclica “Laudato si”, sobre a defesa do meio ambiente. Francisco desculpou-se com o presidente iraniano por não ter uma versão do livro em farsi, e por isso aquela versão era escrita em árabe e italiano.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.