Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Conferência discute mídias populares e alternativas

O último painel temático da 6ª Conferência de Mídia, Religião e Cultura, realizado hoje, último dia do evento, tratou das mídias populares e a democratização da informação. Cada pesquisador trouxe à discussão um enfoque diferente, ressaltando a importância desses meios de comunicação para o fortalecimento da identidade cultural e da construção da cidadania.


A professora Lúcia Castellon, da Universidade Mayor de Santiago do Chile, apresentou um panorama de como os meios de comunicação cresceram na região. “O país possui dois grandes grupos de comunicação e ainda existem setores rurais que não conhecem a telefonia”. De acordo com Castellon, as rádios comunitárias e os meios alternativos se tornaram imprescindíveis nesse quadro.


Em 1990, existiam no Chile mais de 300 emissoras de rádio dirigidas por igrejas, comunidades, instituições de ensino, municípios e sociedade civil. Atualmente, tramita um projeto de lei para criar estatuto jurídico específico, com o intuito de superar as dificuldades que as rádios enfrentam.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Como experiências de democratização dos meios de comunicação no Chile, a professora mencionou sites como El Morrocotudo, que conta com quatro jornalistas e 550 colaboradores; a Rádio 1º de maio, que tem como linha editorial a liberdade, a solidariedade e os direitos humanos, além das rádios religiosas, como a Rede Maria, que atinge todo o país, e as rádios educativas. “Hoje há 423 concessões para emissoras comunitárias, sendo 50% de grupos religiosos”, disse.


Folkcomunicação na Indonésia foi o tema apresentado pelo professor Agust Alfons Duka, de Jacarta. Ele tratou das narrativas como forma de comunicação utilizadas pela Igreja Católica nas escolas.


Duka explicou que a Indonésia apresenta grande diversidade étnica e cultural. “O país é um arquipélago com 17.502 ilhas, seis mil delas habitadas, com 240 milhões de pessoas que falam 300 dialetos. A religiosidade também é diversa”, ressaltou.


A oralidade, disse, é o meio de comunicação mais tradicional e mais utilizado pelos indonésios, daí a utilização da Igreja Católica para o ensino religioso. “Provérbios, lendas, mitos e até anedotas são muito utilizados pelo povo, por isso esses são os melhores meios de comunicação cultural daquele povo”.


As manifestações comunicacionais populares (Folkmídia) também foram tema da apresentação desta manhã pelo professor José Marques de Melo, diretor da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação. Ele falou da Folkmídia, religiosidade e cultura popular à luz de dois grandes pensadores da comunicação: Marshall McLuhan e Luiz Beltrão.


“Embora eles tenham pensamentos distintos, os dois prenunciaram a influência da cultura sobre a mídia, em suas diferentes realidades”, apontou Marques de Melo. Enquanto Marshall dizia como a comunicação de massa norte-americana se apropriava da cultura popular, construindo assim a indústria midiática nos EUA, Luiz Beltrão adiantava que a situação no Brasil era diametralmente inversa.


Já em 1936, Beltrão diagnosticava a mídia como elitista, ancorada nos valores da cultura erudita e com seus códigos não-assimilados pelas camadas populares. Cinqüenta anos depois, explicou o professor, a mídia brasileira passou a se preocupar com as massas populares, já que estas estão incorporadas à sociedade do consumo.


Quanto à religiosidade, disse Melo, as sociedades também se contrapõem. De um lado, a norte-americana exclui a religiosidade e a brasileira carrega expressões espirituais bem fortes. “Através dos ex-votos (objetos que expressam um graça alcançada), das prosas, cantorias e até folhinhas (calendários), a comunicação popular se constrói”, disse. “A Folkmídia ainda é um terreno inexplorado que espero que suscite interesse para o estudo das novas gerações”, completou.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/conferencia-discute-midias-populares-e-alternativas.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Pastor Benny Hinn
Pastor Elson de Assis
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Helena Tannure
Missionário David Miranda
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilmar Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Marco Feliciano
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Lucinho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Bispo Rodovalho
Apóstolo César Augusto

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho