Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Após escândalos do Mensalão e Sanguessuga, Igreja Universal ressurge na política com partido ''próprio''

Quarto deputado federal mais votado do Rio de Janeiro, com 157.580 votos, o presidente do PRB e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), Vítor Paulo dos Santos, conseguiu, com discrição e o apoio da igreja, eleger nove parlamentares do partido para a Câmara, em comparação a um em 2006. Em parte, a vitória é fruto de uma estratégia adotada em 2009, de reunir no PRB políticos da Universal, antes espalhados por muitos partidos.

Vitor Paulo é o coordenador político da Universal e integrante do seu órgão máximo, o Conselho de Bispos, desde a destituição do ex-deputado federal e ex-bispo Carlos Rodrigues, por envolvimento com o caso Waldomiro Diniz, em 2004. Membro da Universal há 21 anos, ele preside desde junho de 2006 o PRB, braço político da Iurd e sigla do vice-presidente da República, José Alencar.

Na prática, o PRB é controlado pela igreja, embora o assunto seja um tabu e o presidente e seus integrantes neguem e evitem abordar o tema. Foi bom para os dois lados: dos nove deputados eleitos pelo PRB, sete são da Universal – antes a igreja tinha quatro cadeiras na Casa.

A sede operacional do partido no Rio fica na Rede Record, empresa de comunicação da Iurd – embora o endereço registrado oficialmente seja outro. Vitor Paulo disse ao iG, por e-mail, não saber quantos dos deputados eleitos pelo PRB são evangélicos. Além dos sete membros da Universal, um dos eleitos é da Assembleia de Deus.

É o Conselho de Bispos que dá as diretrizes para o partido. Graças aos fiéis da Universal, o PRB multiplicou seus 3.295 filiados, em 2006, para 122 mil filiados no fim de 2008. Para Vitor Paulo, porém, não se pode imputar o crescimento à Universal. Segundo ele, isso se deve à “força da mulher brasileira”, à organização do partido e ao nome do vice-presidente José Alencar, “que estimula, e muito, a filiação”. “Nosso slogan é ‘o partido do Zé Alencar’”, escreveu, no e-mail. “O PRB, como o Brasil, é um partido laico”.

A igreja se manifesta politicamente através do PRB, orientado pelo Conselho de Bispos. Vitor Paulo é fiel ao órgão e tem pouca autonomia, de acordo com duas pessoas próximas. Apesar disso, respondeu com ironia sobre eventual influência do órgão na política da sigla. “Qual Conselho de Bispos? O partido não está ligado a nenhuma instituição religiosa. Repito, o partido é laico.”

Vítor Paulo divide o tempo entre o Rio e Brasília, onde dirigiu a filial da Record, e não gosta de aparecer. Só aceitou conceder entrevista ao iG por e-mail e, em diversas respostas, desvincula a igreja do PRB e evita responder a questionamentos sobre a Universal. Diz responder somente pelo PRB. “Não tenho procuração da Igreja Universal para falar por ela”.

Perda de força

Apesar do crescimento do PRB na eleição, a Universal perdeu força política após o envolvimento de parlamentares em escândalos como o Sanguessuga e o Mensalão. Em 2002, a igreja tinha 22 deputados, em diversos partidos, sob a coordenação política de Carlos Rodrigues. Desarticulada, sem Rodrigues – que renunciou em 2005 – e após uma série de escândalos, emplacou apenas quatro na Câmara em 2006. No Rio, onde foi fundada a Universal, a lista caiu de dez estaduais, em 2002, para dois, em 2010.

Prestigiado junto aos bispos da Universal, Vitor Paulo dos Santos tem rivalidade velada com Marcelo Crivella, senador do partido pelo Rio de Janeiro e sobrinho do fundador e líder máximo da Universal, Edir Macedo.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


O presidente do PRB é a voz do Conselho de Bispos, que vê em Crivella, por vezes, independência exagerada devido aos laços de parentesco com Macedo. O conselho, assim, por meio de Vitor Paulo, já desautorizou acordos políticos feitos por Crivella em nome da igreja. Na campanha deste ano, quando Crivella disputava a reeleição, o presidente do PRB pouco se esforçou para ajudar seu congressista e só embarcou nos últimos dias, quando havia risco de perder o mandato. “Isso é uma inverdade. Tenho pelo Senador Crivella grande admiração e respeito. Trabalhamos muito pela sua reeleição. Somos grandes amigos.”

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/apos-escandalos-do-mensalao-e-sanguessuga-igreja-universal-ressurge-na-politica-com-partido-proprio.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Lucinho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer
Pastor Hidekazu Takayama

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho