Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Suicídios por depressão podem aumentar se Igreja continuar achando que é demônio, diz Isabela Mastral

A médica Isabela Mastral, esposa do escritor Daniel Mastral, falou sobre a morte do filho Mikhael, 15 anos, que cometeu suicídio por não suportar a depressão que desenvolveu. O adolescente tirou a própria vida dias antes do Natal de 2018.

Mikhael vinha sendo tratado para depressão e síndrome de Borderline, e já havia tentado o suicídio em outras duas ocasiões, o que mobilizou toda a família para que ele tivesse todo o apoio possível, o que não foi suficiente para evitar o desfecho trágico.

Isabela compartilhou seus sentimentos sobre o episódio com o portal Universa: “É muito triste ver um filho abatido. Ele teve todo nosso amor, amparo, acolhimento, orações. Teve também suporte psiquiátrico de perto. Não levamos nenhum peso de culpa. Fizemos nosso melhor. Paramos nosso trabalho para nos dedicar em tempo integral a ele. Nunca negamos um abraço. Eu também tive depressão e Borderline. Demorou mais de dez anos para achar o tratamento certo”, disse a médica, de 49 anos.

“Mikhael era um jovem bom, respeitador, honesto, puro e, muitas vezes, ingênuo. Acreditava nas pessoas e no amor. Tratava todos como iguais. Passou a se sentir um peso para nós. Ele sabia que estávamos tomando antidepressivos também e achava que a vida dele estava nos matando. Dizia sempre que nos amava”, relatou.

 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A mãe revelou que a situação causou enorme mudança no comportamento do filho: “Antes da doença se manifestar, Mik saía mais, sorria, brincava, estudava, fazia planos. Aí ele mudou. Parecia ter girado uma chave. Caiu seu rendimento escolar, não saía mais do quarto, passou a ter uma perturbação com sua aparência. Estava com anorexia e bulimia. Tampava o seu espelho para não se ver. Sua autoestima estava baixa, e insistimos em estar com ele sempre. Mas era como ver uma luz apagando. Dia a dia. Não se alimentava, não tomava banho”.

Até a disposição para a interação nas redes sociais mudou: “Ele se afastou das redes sociais e recebia poucas visitas. Achava que os amigos o abandonaram. Outros, para piorar, ofereceram a ele álcool e drogas para “anestesiar” a dor. E isso piora o quadro, como aconteceu”, contou. “Antes deste episódio, houve uma intoxicação e consegui mantê-lo vivo. Ele ficou internado em UTI por quatro dias, 16 horas em coma profundo”.

Essa foi uma das ocasiões em que ela salvou o filho da morte certa, por conta do atendimento rápido e preciso, já que ela é médica. A outra, ocorreu às vésperas de seu suicídio.

“No dia 20 de dezembro, se feriu e conseguimos contornar novamente a situação. Consegui novamente evitar que algo pior acontecesse. No dia seguinte, o levamos a uma especialista em transtornos em adolescentes e saímos com a esperança de conseguirmos uma vaga no HC (Hospital das Clínicas de São Paulo) para tratamento. A médica considerou seu estado bom. Ele saiu feliz da consulta, enxergando melhores possibilidades. Nessa mesma sexta-feira, saiu para encontrar umas amigas”, relembrou Isabela, revelando detalhes dos últimos dias de vida do filho.

“Sábado, dia 22, tentou novamente se matar e dessa vez não estávamos perto. Naquele mesmo dia, no fim da tarde, a vaga do HC estava à disposição, mas era tarde demais. Ele deixou seu diário. Lá, escreveu tudo o que estava sentindo, desde a primeira tentativa. Escreveu do fundo do poço. Vamos publicar o diário dele na data em que faria 16 anos, 15 de fevereiro. É um relato feito por alguém muito ferido. Nós também vamos apresentar nosso olhar nessa publicação, no site. Somos cristãos e Jesus nos ensina que não é fraqueza expor a dor”, anunciou a mãe, ainda em luto.

A motivação do casal Daniel e Isabela Mastral é que a história de seu filho ajude a criar uma maior conscientização no meio evangélico sobre o que é a depressão, responsável por um surto de suicídios entre pastores.

“Espero que ajude muitos a enxergar que depressão é uma doença e que essas pessoas recebam mais empatia. Elas precisam de amor. Esperamos também que preconceitos caiam. Não há como acrescentar mais dor e punição a quem está tão ferido. Peço que escolas e amigos não os abandonem, não zombem, não julguem quem está nessa situação. Sejam pacientes, abracem, acolham, visitem. Isso os faz se sentirem importantes. Esgotamos todos os recursos. Fizemos nosso melhor. Infelizmente, enquanto acharem que depressão é “frescura” ou que é “demônio”, os índices podem aumentar. Falar sobre o tema é a melhor maneira. Papais e mamães: não carreguem o fardo da culpa. Um dia, estaremos todos juntos”, finalizou.

Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/suicidios-depressao-crescer-demonio-isabela-mastral-106449.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Adão Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Abílio Santana
Pastora Joyce Meyer
Bispo Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Gilmar Santos
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Benny Hinn
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Missionário David Miranda
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Billy Graham
Pastora Helena Tannure
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Márcio Valadão

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantora Alda Célia
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantora Rose Nascimento
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Nivea Soares