Preocupado em desvendar as relações entre a teologia e os sistemas sociais de grande escala, o teólogo protestante norte-americano Max L. Stackhouse disse que o fenômeno da globalização está regendo as modalidades de organização do mundo contemporâneo.
“Vivemos hoje uma mudança civilizacional que ultrapassa qualquer sociedade individual”, enfatizou o professor do Seminário Teológico Princeton, ao ministrar palestra pública sobre Religião e Globalização nas Faculdades EST, em São Leopoldo, na quarta-feira, 25.
Pastor da Igreja de Cristo Unida, Stackhouse lembrou que o fenômeno da globalização não pode ser compreendido somente através de indicadores econômicos. Segundo o pesquisador, fatores como a educação, a medicina, o direito, a cultura e a religião desempenham papel protagonista na constituição da realidade pós-moderna.
Ao mencionar a obra do intelectual alemão Max Weber, o palestrante enfatizou que a religião vem moldando culturas e desempenhando efeitos de ordem estrutural, histórico e sistemático sobre o comportamento econômico das pessoas. “A lei econômica no mundo ocidental é fortemente influenciada pela religião cristã”, afirmou Stackhouse.
Através da leitura de trabalhos desenvolvidos por economistas renomados e viajando ao redor do planeta com o intuito de compreender o funcionamento da globalização, o professor estadunidense concluiu que este fenômeno não está provocando o empobrecimento do mundo. Ao contrário, destacou, a globalização está possibilitando a formação de uma classe média cada vez maior, retirando cidadãos de países do leste europeu, China, Índia e Brasil da situação de pobreza.
“A expectativa de vida tem crescido nas nações capitalistas, enquanto se verifica um movimento migratório crescente em direção a países que desenvolveram modelos econômicos no contexto da globalização”, frisou o teólogo.
Por outro lado, advertiu Stackhouse, uma visão panorâmica do atual cenário econômico mundial demonstra que a desigualdade ente ricos e pobres vem se acentuando. Entidades como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial poderiam estabelecer regulamentações de amplitude internacional capazes de impor mudanças no comportamento dos países de economia capitalista, propôs.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.